Agora, os visitantes e turistas de Panorama podem manifestar sua opinião sobre os serviços oferecidos e ainda sugerir melhorias ao responderam ao formulário online (pesquisa de demanda) disponível nas redes sociais oficiais do Balneário Municipal de Panorama e Coordenadoria de Turismo de Panorama. O facebook do Balneário é: www.facebook.com/balneariodepanorama
Os questionamentos elaborados pela Coordenadoria de Turismo têm como objetivo observar a opinião dos visitantes e turistas para o desenvolvimento e planejamento do turismo na cidade.
De acordo com a Coordenadoria de Turismo, o formulário (pesquisa de demanda) foi disponibilizado na internet a fim de alcançar o maior número de visitantes e turistas uma vez que a referida pesquisa já foi aplicada presencialmente no balneário.
Ainda de acordo com informações da Coordenadoria, a pesquisa de demanda é um dos requisitos obrigatórios para os municípios de interesse turístico, a partir dela é possível traçar o perfil do visitante do município e assim traçar ações de planejamento do turismo da localidade.
Não há prazo final para responder ao questionário uma vez que o visitante/turista deve colocar o mês em que visitou a cidade.
Segundo levantamento feito pela Coordenadoria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Panorama recebe cerca de 300 mil turistas por ano.
Na última semana, o Sebrae-SP lançou dois projetos em Panorama. O Projeto Alimentação Fora do Lar, evento voltado para empresários do setor interessados em participar do programa de capacitação que será realizado no primeiro trimestre e o Programa de Capacitação para empresários envolvidos no setor de turismo de Panorama e região (hotéis, pousadas, ranchos, comércio e empresas de serviços) que será realizado durante o primeiro trimestre.
MUNICÍPIO DE INTERESSE TURÍSTICO –
Em abril do ano passado, Panorama recebeu a classificação de Município de Interesse Turístico da Assembleia Legislativa Paulista. Na época, o projeto de lei discutido e votado classificou 46 cidades como Municípios de Interesse Turístico (MITs).
Para que seja considerado de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto.
A classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de 600 mil reais por ano.