Primeira unidade paulista a executar o projeto, Sesc Thermas oferece inúmeras atividades gratuitas que dialogam com o princípio da sustentabilidade.

Neste fim de semana, o Sesc Thermas de Presidente Prudente dá início ao projeto Florestar, que busca estabelecer relações qualificadas com o meio ambiente e efetivar o potencial educador das áreas verdes urbanas por meio do intercâmbio de saberes, experiências sensoriais, do lazer e convivência. Para isso, inúmeras atividades gratuitas serão oferecidas para valorizar a área de, aproximadamente, 30 mil metros quadrados da unidade.

Observação de aves, mostra de produtos agroecológicos, visita mediada ao bosque, oficinas, vivências e espetáculos teatrais e musicais, compõem a programação especial de sábado e domingo.

Para tanto, é necessário ter a consciência de que os seres humanos se relacionam com o meio ambiente a todo o instante porque fazem parte dele. Suas ações refletem diretamente em seu funcionamento e vice-versa. Promover relações qualificadas e sustentáveis com o meio é cuidar da casa para que os novos e antigos moradores convivam em bem-estar geral.

Sob essa perspectiva, o Sesc inicia suas atividades com a Observação de Aves. Ministrada pelo biólogo e coordenador do Curso de Ciências Biológicas da Unoeste, Silvério Takao, a prática, conhecida no mundo todo, contribui para um olhar cuidadoso em relação à biodiversidade e à importância de valorização da natureza e preservação das espécies.

A vivência conta com classificação etária de 16 anos e acontece no sábado (16) e domingo (17), das 9h30 às 11h, no Bosque. Saída da Área de Convivência.

O permacultor Vinicius Pereira também ensina, através da oficina Captação de Água da Chuva, a como economizar em casa e armazenar com segurança a água da chuva. Por meio de uma explicação rápida e dinâmica sobre o funcionamento do sistema da minicisterna. Confira na íntegra no sábado (16), das 10h às 11h30. Inscrições na Central de Atendimento; 16 anos.

Você já ouviu falar sobre as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)? Elas estão ao nosso redor em lugares que nem imaginamos, nas calçadas, terrenos abandonados, vasos de plantas, quintais e até nascendo em muros. Muitas vezes são chamadas de plantas daninhas ou simplesmente mato. NaCaminhada de Identificação de PANCs, além de identificá-las, os participantes ouvem e contam histórias de sua memória afetiva sobre essas plantas.

Com a supervisão de Sandro Casarini, agente de Educação Ambiental do Sesc, a vivência acontece no sábado (16), às 10h, no Bosque. As inscrições são feitas no local e a idade mínima do participante deve ser de 16 anos.

No fim de semana, os visitantes da unidade também participam do Túnel dos Sentidos: Saberes e Sabores da Roça. Aberta às crianças e suas famílias, a vivência retrata uma experiência recheada de sabores, temperos, cheiros, sons e texturas. Nela, os participantes estimulam os seus sentidos e percepções através de uma trilha colorida e natural construída especialmente para eles.

Coordenada pelo ‘Quintal Agroecologia e Cultura’, acontece dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h às 15h, no Bosque. Conta com atendimento de 20 pessoas a cada 30 minutos.

A agroecologia está em crescimento no mundo, com mudanças tecnológicas e filosóficas na agricultura, propondo respeito à natureza, harmonia com a cultura e fim do uso de agrotóxicos; seguindo esta tendência o Sesc realiza a feira de Mostra de Produtos Agroecológicos. Com o objetivo de incentivar a economia solidária e a valorização da produção local, ela é tocada pelos produtores da agricultura orgânica de Presidente Prudente e região. A feira ocorre neste sábado e domingo, das 10h às 18h, no Quintal.

Além dessas atividades, o fim de semana também conta com o Cantinho dos Escoteiros, Oráculo das Árvores, oficina Flora: Desenhar para Conhecer, visita mediada ao Bosque, Frotagem com Folhas e Madeira, identificação de Árvores Frutíferas Nativas, oficina Composteira Doméstica e Bomba de Sementes, dentre outras.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade do Florestar, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

SERVIÇO

Florestar

Vivência – Observação de Aves

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 9h30 às 11h. Grátis.

No Bosque. Saída da Área de Convivência.

Classificação etária: 16 anos.

Oficina – Captação de Água da Chuva

Dia 16, sábado, das 10h às 11h30. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 16 anos.

Inscrições na Central de Atendimento.

Vivência – Caminhada de Identificação de PANCs

Dia 16, sábado, às 10h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 16 anos.

Incrições no local.

 

Demonstração – Cantinho dos Escoteiros

Dia 16, sábado, das 10h às 16h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.

Vivência – Túnel dos Sentidos: Saberes e Sabores da Roça

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h às 15h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: Livre.

Atendimento de 20 pessoas a cada 30 minutos.

 

Oficina – Flora: Desenhar para Conhecer

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h às 12h e das 13h às 15h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 10 anos.

Inscrições na Central de Atendimento.

 

Feira – Mostra de Produtos Agroecológicos

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h às 18h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

Vivência – Oráculo das Árvores

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 14 anos.

Vivência – Visita Mediada ao Bosque

Dia 16, sábado, às 15h30. Grátis.

Saída em frente à cafeteria. Inscrições no local.

Classificação etária: 16 anos.

Ateliê – Frotagem com Folhas e Madeira

Dia 16, sábado, às 16h. Grátis.

No Bosque.

Classificação etária: 7 anos.

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Oficina – Conhecendo as Árvores Frutíferas Nativas

Dia 17, domingo, às 10h. Grátis.

Saída em frente à cafeteria. Inscrições no local.

Classificação etária: 16 anos.

Oficina – Composteira Doméstica

Dia 17, domingo, às 14h. Grátis.

No Quiosque.

Classificação etária: 16 anos.

Inscrições na Central de Atendimento.

 

Oficina – Bomba de Sementes

Dia 17, domingo, das 16h às 17h30. Grátis.

No Bosque. Entrega de senhas no local.

Classificação etária: 10 anos.

 

Observação de Aves (Silvério Takao Hosomi e Johnny Michael Santos da Silva)