O Carnaval é um período de festas e de grande apelo sexual, onde as pessoas abusam de bebidas alcoólicas e deixam de lado o uso de métodos contraceptivos durante as relações sexuais. O ginecologista e obstetra Claudio Basbaum elaborou cinco medidas de segurança para você adotar no carnaval.
1 – Use camisinha - Usar a camisinha além de evitar a gravidez indesejada, durante as relações sexuais e inclusive durante o sexo oral previne a contaminação não só da aids, como também hepatite; gonorreia; herpes; sífilis; tricomoníase; candidíase; cancro mole.
2 – Evite contato com vasos sanitários - No carnaval, os banheiros públicos costumam receber um número muito grande de foliões. Por isso, evite contato com os assentos dos sanitários e lave as mãos corretamente antes e depois do uso. Esses cuidados previnem o contágio de várias doenças infecciosas.
3 – Não compartilhe objetos pessoais e roupas íntimas - É muito comum nesta época compartilhar copos, toalhas, roupas de banho, nas viagens com família e amigos. A prática também pode causar contaminação de diversas doenças transmissíveis, inclusive pela saliva.
4 – Não fique com trajes de banho úmidos por tempo muito longo – Doenças fúngicas, como a candidíase, se proliferam em ambientes úmidos e quentes. O ideal é tomar banho logo após a praia ou piscina e vestir roupas secas.
5 - Evite beijar pessoas desconhecidas – O beijo transmite doenças como herpes labial, gengivite, cárie, candidíase, mononucleose, entre outros. Se a boca estiver ferida, ainda há risco da transmissão do vírus da aids, entre outros. (Fonte: Dr. Claudio Basbaum é médico, com especialização na Universidade de Paris, França)