O volume de chuvas no mês de janeiro ficou bem abaixo da média histórica em Dracena que é de 229.30 milímetros. De acordo com a CATI regional de Dracena, foram registrados 110 milímetros no mês que passou, sendo que o dia com maior índice pluviométrico foi 13 de janeiro com 35 mm. Em janeiro do ano passado, foram registrados 206 mm e em 2017 foram 454 mm. A CATI tem o levantamento das chuvas na cidade desde 1953.
De acordo com o levantamento da CATI, desde 1992 não chovia tão pouco no mês de janeiro em Dracena, quando foram registrados 97,5 mm. Ainda de acordo com o levantamento sobre os meses de janeiro que apresentaram índices bem abaixo da média histórica, constam os anos de 1985 com 82.3 mm (jan); janeiro de 1982 com 81.4 mm; janeiro de 1975; janeiro de 1962, 98 mm e janeiro de 1964 com 80.9 mm.
O diretor da CATI regional, Luis Alberto Pelozo, pontuou que além do baixo índice pluviométrico no mês que passou, o ano de 2018 também foi mais seco, com o total de 1.191 mm enquanto a média histórica anual é de cerca 1.345 mm em Dracena. Ainda de acordo com Pelozo, a escassez de chuvas somada as altas temperaturas causam impactos diretos no desenvolvimento das culturas, como: cana-de-açúcar, milho, amendoim e pastagens. Ele também explicou que a falta de chuvas não afetaria tanto as hortaliças por conta da irrigação, já as altas temperaturas atrapalham a qualidade do desenvolvimento.
HORTIFRUTIS
Em vários supermercados locais consumidores procuram por verduras e muitas vezes não as encontram. O motivo é o intenso calor às vezes acompanhado das pancadas de chuvas danificando a produção. A reportagem do JR e Portal Regional entrou em contato no final da semana passada com um supermercado de grande porte da cidade, e o responsável pelo setor da feirinha informou que a oferta está baixa há uns 30 dias. O quadro atinge as folhagens no geral.
No estabelecimento a maioria das hortaliças é fornecida por agricultores de Dracena e Junqueirópolis. O funcionário do supermercado comentou que pela manhã ainda é possível encontrar algumas verduras, mas como vêm em pequenas quantidades logo acabam.