A etapa regional de São Paulo do Circuito Brasil Loterias Caixa de Natação foi realizada no final de semana na no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. Mais de 340 competidores estavam inscritos no evento, que abriu o calendário nacional da modalidade, todos em busca da classificação para as etapas nacionais.
São Paulo será a primeira parada das fases regionais do Circuito Brasil Loterias Caixa na temporada. Em março, serão realizadas as fases Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), do dia 15 a 17, e Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG). A cidade de Curitiba (PR) receberá a última fase, Rio-Sul, de 12 a 14 de abril.
A equipe dracenense, composta pelos nadadores paralímpicos Alexandre da Silva Fernandes, Donisete Rodrigues da Silva, Davi Ramalho, Vitor Hugo Ribeiro, Alex Gomes Vieira e Ana Maria de Melo Gomes é comandada pelo técnico Julio César Monteiro.
Alexandre com fratura no pé esquerdo foi avaliado pelo médico do Comitê Paralímpico Brasileiro e não foi autorizado a competir. Ana Maria teve problemas de adaptação à piscina (50m e profundidade de 3m) em séries de exercícios dos avaliadores para definir a sua classe e ficou em aberto, não sendo autorizada a competir.
Com exceção a Alexandre Fernandes, paranadador medalhista dos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara em 2011, no México, representando o Brasil, os demais nunca haviam participado do Circuito Loterias Caixa Brasil de Natação ainda mais em uma piscina de 50 metros (longa) com profundidade máxima definida pela regra. Mesmo com este forte impacto, uma vez que treinam em piscina de 20 metros de comprimento, e com muita atitude se superam.
O maior destaque ficou por conta do paranadador Alex Gomes Vieira, na classe SB3, nos 50m nado de peito, que conquistou a medalha de prata e índice próximo do exigido para a participação nas fases nacionais. Alex, antes desta, tinha disputado os 50 metros costas ficando com a 7ª posição e os 50 metros nado livre onde terminou na 8ª posição geral na categoria S4.
Vitor Hugo G. Ribeiro, classe S6 foi o 7º colocado nos 100m nado de costas, 17º e 18º nos 50m e 100m nado livre, respectivamente.
Davi Martins Ramalho, classe S8, foi o 8º colocado nos 100m nado de costas, 11º nos 100m livre e 14º nos 50m livre, respectivamente.
Donisete Rodrigues da Silva, classe S10 ficou com a 13ª posição nos 100m livre e 12ª nos 50m nado livre, respectivamente.
De acordo com o técnico Julio Cesar Monteiro, a intenção desta participação era a realização da classificação funcional, uma vez que é a única oficial e válida para todo País. Algumas correções ou alterações de classes podem acontecer durante estes próximos dois anos, uma vez que estarão em observação em todas competições realizadas pelo Comitê Pararalímpico Brasileiro e pela Federação Aquática Paulista. “Como exemplo, dentro da própria competição foi alterada a classe para o nado de peito do paranadador Alex Gomes Vieira, uma vez que ele não tem qualquer movimento de perna, passando de S4 para SB3 (nado de peito), e com isso conquistou a medalha de prata”, explicou Monteiro.
O técnico e os paranadadores agradecem ao prrefeito Juliano Bertolini pelo apoio e compreensão da necessidade desta viagem, juntamente com a secretária Zoraide Mello e equipe. (As informações são do técnico Julio César Monteiro).