A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena, por meio da Vigilância Epidemiológica realizou na manhã desta terça-feira (19) uma palestra na Usina Fotovoltaica no município sobre o combate ao mosquito da dengue, prevenções de saúde, além de orientação sobre a febre amarela.
Na oportunidade, a Chefe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Secretaria de Saúde, Aline Andrade, abordou para os funcionários da Usina as condições primárias de prevenção para combater o mosquito Aedes Aegypti.
Até a data de ontem (18), Dracena havia registrado 49 casos positivos de dengue, somente neste ano de 2019. Desses, 42 casos são autóctones – quando a doença é contraída dentro da cidade – e sete casos importados, quando a pessoa contrai a doença em outro município.
A Vigilância Epidemiológica realiza um trabalho contínuo, por meio de agentes de controle de vetores, com visitas intensificadas nas residências, além dos três mutirões de limpeza por ano, percorrendo todos os bairros do município.
Ainda é feito um trabalho de prevenção e orientação a partir de palestras e distribuição de materiais educativos em escolas, entidades, empresas, igrejas e clubes de serviços de Dracena, como essa palestra nas obras da Usina.
“Todo cidadão deve fazer sua parte. Os cuidados são simples, por isto cada um de nós, precisa reservar uns minutinhos na semana, e verificar se não existe nada que possa servir de criadouro de mosquitos, evitando que as doenças se proliferem em nosso município”, orienta Aline.