Nesta sexta-feira é o Dia Mundial da Água. Os moradores de Dracena e dos dois distritos Jamaica e Jaciporã recebem o abastecimento de água através de 16 poços profundos em vários pontos da cidade, cuja administração geral cabe a Empresa de Desenvolvimento Água Esgoto e Pavimentação de Dracena (Emdaep).

O presidente da empresa, engenheiro Fernando Ruiz Filho informa que neste ano, até ontem, 21, à tarde a Emdaep não havia recebido nenhuma reclamação quanto à falta de água. “Está tudo dentro da normalidade. O município passou a contar recentemente com dois novos poços localizados no bairro Pitangueiras e o outro no residencial Hosoume. Também estamos trabalhando na concretizando de novos projetos”.

Ruiz prossegue explicando que a rede de água na cidade está toda interligada, com isso, caso falte água em algum bairro é possível ser abastecido por outro normalmente”.

O presidente da Emdaep afirma que a empresa municipal tem um cuidado rigoroso com o tratamento da água. “Diariamente são feitas coletas de mostras da água para análise da qualidade, para isso contamos com equipe formada por química e uma técnica”.

Dracena pertence ao Aquífero Bauru constituído por rochas sedimentares do Grupo Bauru e Grupo Caiuá, e ocorre de ocorrência forma extensiva e contínua em todo o Planalto Ocidental do Estado de São Paulo, ocupando pouco mais de 40% da área do Estado e daí sua grande importância como manancial.

É um aquífero freático e sua recarga é feita diretamente pela precipitação pluvial, sendo sua base de drenagem os rios Paranapanema, Tietê, Grande e Paraná, e suas malhas de afluentes em toda a área de afloramento. O aquífero funciona, em geral, como reservatório regulador do escoamento dessa rede fluvial.

OURO VERDE – Para marcar a data, o Clube da Criança, do município de Ouro Verde produziu vídeo com a participação de seus alunos, conscientizando sobre o uso correto da água. Confira no www.portalregional.net.br e ainda no canal do Clube da Criança, no YouTube, que traz vários outros vídeos educativos com a participação  dos alunos. Os vídeos são produzidos pelos professores Adriano Vie Pie e Danda Carrilho.