Marc Marquez liderou o primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Argentina de MotoGP, à frente de Jack Miller por 0.353 segundos, enquanto Maverick Vinales ficou em um humilde 18º lugar.

Marquez assumiu o primeiro lugar no início da primeira sessão de 45 minutos, e permaneceu no comando até a bandeira quadriculada, terminando a manhã como o único piloto abaixo de 1:40s, marcando 1:39.827s.

Johann Zarco liderou o início dos treinos com sua KTM, mas logo foi deposto por Marquez, com o piloto da Honda mantendo-se na liderança até o final do treino.

Marquez utilizou um pneu macio na dianteira, o que não é muito comum, e teve Aleix Espargaró, da Aprilia, sendo o adversário mais próximo após 15 minutos do início.

A vantagem de Marquez foi reduzida a pouco menos de seis décimos pelo piloto da Petronas Sepang Racing Team, Franco Morbidelli, no meio da sessão, antes de o vencedor da corrida do Qatar, Andrea Dovizioso, alcançar o segundo posto, a 0,457s.

Uma sequência de voltas levou Jack Miller, da Pramac, a pouco mais de um décimo do piloto da Honda, mas Marquez restabeleceu sua autoridade com uma jogada final de 1: 39.827s.

Miller ficou em segundo lugar, à frente do vencedor da edição de 2018 da Argentina, Cal Crutchlow, na LCR Honda, enquanto Morbidelli liderou Andrea Iannone, da Aprilia.

Zarco permaneceu no top seis em sua KTM, com a sombra de Dovizioso e Fabio Quartararo [SRT]. O top 10 foi completado por Alex Rins da Suzuki e a Yamaha de Valentino Rossi.

O companheiro de equipe de Rossi, Vinales, teve uma sessão discreta na M1, ficando num discreto 18º lugar.

Jorge Lorenzo também voou com sua Honda, mesmo ainda se recuperando da lesão no pulso da pré-temporada e de uma costela fraturada no Qatar. Ele terminou em 14º atrás dos irmãos Espargaró, com Pol (KTM) à frente de Aleix.