No mês dedicado à mulher, a campanha Março Lilás alerta também para os cuidados com a saúde, destacando a prevenção do câncer do colo do útero, o terceiro tumor maligno mais frequente e a quarta causa de morte por câncer na população feminina do País.
A doença tem como principal causa à infecção pelo vírus do papiloma humano, o HPV, transmitido pelas relações sexuais. Assim, a prevenção primária consiste no comportamento seguro, como o uso de preservativos e na imunização com vacina.
O câncer de colo de útero progride lentamente e quase não apresenta sintomas, por isso, o exame Papanicolau é recomendado em mulheres com idade entre 25 e 64 anos, mesmo para aquelas que não apresentam sintomas e toda mulher que já tenha iniciado a vida sexual, mesmo que mais cedo do que a faixa etária indicada deve procurar o médico ginecologista para fazer o preventivo.
VACINA CONTRA O HPV
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em outubro de 2018 apontou que mais de 54% dos brasileiros entre 16 e 25 anos entraram em contato com o HPV. Destes, quase 40% eram dos tipos que podem causar o câncer do colo do útero, por isso a importância do rastreamento populacional.
No Brasil, desde 2014, a vacina contra o HPV está disponível pelo SUS: nos postos de saúde, podem receber as duas doses preconizadas, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Em Dracena, no ano passado, foram aplicadas 755 doses da vacina HPV nos adolescentes, o que corresponde 55% da população nesta faixa etária.
De acordo com a Prefeitura, a primeira chamada para alertar sobre a Vacinação de HPV é geralmente no mês de março e a segunda chamada é seis meses após para a 2ª dose. Até o momento a Prefeitura não havia recebido nenhum informe do GVE.
“Mas a população deve estar ciente que o calendário vacinal do adolescente preconiza que eles vacinem contra o HPV, meninas a partir de 9 anos e meninos a partir de 11 anos. Isto é anotado na carteira de vacina das crianças quando eles vem tomar a dose da VOP e DTP aos 4 anos”, informava a nota da assessoria de imprensa.