Como escreveu Drummond, “a festa acabou, o povo sumiu. E agora, José?” O carnaval acabou, mas a sua ressaca está aí, te lembrando dos exageros na bebida e que nem tudo foi só diversão na folia?
Especialistas ouvidos pelo G1 recomendam, principalmente, repousar. Depois, ingerir líquidos e comer alimentos saudáveis, evitando as gorduras (mas um docinho até ajuda).
Veja, abaixo, quatro dicas para superar o pós-festa e deixar o corpo pronto para a próxima:
1. Repouso
A regra de ouro: descanse. — Foto: TV Globo/Reprodução Twitter
“As pessoas estão muito cansadas. A única coisa que ajuda a convalescer é repousar, dar tempo ao corpo para se recuperar”, diz o médico de família Alfredo Salim Helito, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Um analgésico para dores de cabeça ou no corpo também pode ajudar, diz o médico.
“Nada de ir dormir de madrugada. O melhor é dormir cedo, na melhor hora, que é de noite, durante 8 horas”, recomenda a médica Ana Escobar, colunista do G1. Ela explica que exercícios físicos podem ajudar a recuperar o corpo, mas não em casos de ressaca.
2. Ingerir líquidos
Seu status depois de curtir esse carnaval como se fosse o último. — Foto: TV Globo/Reprodução Twitter
“A hidratação é o principal fator na hora de recuperar a ressaca, pois vai ajudar a desintoxicar o organismo dos excessos cometidos nesses dias de festa. Mas, além da água comum, pode-se optar também pela água de coco e isotônicos, que ajudam a repor os eletrólitos perdidos”, explica Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncológica da Aliança Instituto de Oncologia, em Brasília.
Sucos naturais, da fruta, com uma folha verde como couve ou espinafre, também podem ajudar, diz Michelle. O Ministério da Saúde recomenda suco de tomate, por ser um alimento rico em vitaminas e potássio.
Sucos detox auxiliam na remoção de substâncias absorvidas pelo fígado. — Foto: TV Morena/Reprodução
Entre os chás, Michelle recomenda:
- o de dente-de-leão, que estimula o fígado a eliminar toxinas;
- o de hortelã, que ajuda na digestão;
- o de gengibre, que além de ser anti-inflamatório também alivia as náuseas;
- e, para quem retém muito líquido, o chá de hibisco pode ajudar.
3. Comer alimentos saudáveis
A cara do seu fígado quando percebe que vai ter uma bela faxina para fazer. — Foto: TV Globo/Reprodução Twitter
Verdura, legumes, carnes magras e, principalmente, frutas: é o que recomenda o médico Alfredo Salim Helito. “O mais importante é fruta — tem açúcar, tem sais minerais, e é de fácil digestão”, diz.
“A melhor estratégia é escolher alimentos leves como saladas, vegetais cozidos no vapor, proteínas magras, de preferência carnes brancas como frango e peixe e também os ovos”, recomenda a nutricionista funcional Michelle Mendes.
4. O que evitar?
“Evitar coisas que pesem no estômago e que chamem o fígado para participar do metabolismo — o fígado e o estômago e o pâncreas estão irritados, machucados”, explica o médico Alfredo Salim Helito.
“É verdade que um docinho ajuda a cortar um pouco o efeito do álcool, mas não vale a pena exagerar, porque o corpo precisa de vários nutrientes para encontrar seu equilíbrio e não só de açúcar”, explica Michelle Mendes, que não recomenda alimentos gordurosos, pois ele deixam a digestão mais lenta e aumentam o cansaço do corpo.