No Brasil, mulheres ganharem menos que os homens infelizmente ainda é uma realidade. Segundo pesquisa da Catho feita com 17 mil entrevistados e divulgada em setembro do ano passado, os homens ganham 36% a mais que as mulheres, mesmo exercendo funções iguais.
Mas mesmo diante desse cenário de desigualdade, a quantidade de mulheres que sustentam seus lares é crescente com o passar dos anos. De 1995 a 2015, o número subiu de 23% para 40%, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sendo assim, a educação financeira se torna o principal instrumento para que as mulheres consigam administrar as próprias finanças e consequentemente realizar os seus sonhos.
Conquistando a independência financeira
Não depender de ninguém e trabalhar apenas por prazer. Esse é o sonho de muitas mulheres, especialmente das que trabalham a vida inteira e ainda cuidam dos filhos e da família.
Com a reforma da Previdência, a aposentadoria tende a acontecer ainda mais tarde. E apenas o valor do INSS não costuma ser suficiente para manter o padrão de vida: 46,9% dos aposentados alegam que continuam trabalhando por necessidade, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL.
Portanto, para que essa tão sonhada independência financeira saia do imaginário e comece a se tornar uma realidade, o especialista em educação financeira do canal Dinheiro à Vista, Reinaldo Domingos, preparou alguns passos a serem seguidos:
1- Defina com quantos anos você deseja se aposentar e o quanto quer receber mensalmente, considerando seu padrão de vida. Considere todas as prováveis despesas, atividades e sonhos que deseja conquistar no período;
2- Entenda que você precisa acumular um capital que renda o dobro do que deseja ter mensalmente. Por exemplo: caso deseje obter dessa aposentadoria privada R$ 3 mil por mês, seus investimentos precisarão render R$ 6 mil por mês. Assim, você saca metade e deixa a outra metade rendendo, para que o dinheiro se recapitalize e se preserve. Elaborei uma planilha que faz esse cálculo automaticamente, basta incluir suas informações. Baixe neste link http://www.dsop.com.br/
3- Comece a poupar todos os meses para atingir essa meta conforme o planejamento. Quanto mais cedo começar, melhor será;
4- Invista o valor poupado para a independência financeira em fundos adequados para sonhos de longo prazo, como previdência privada e títulos do Tesouro Direto. Como essa é uma reserva muito importante, fruto de anos de trabalho, caso queira diversificar em investir em ações, é aconselhável destinar apenas cerca de 10% para essa modalidade, considerando o alto risco da aplicação.
Mês da Mulher na DSOP
“A realidade da mulher brasileira é a dupla jornada, ou seja, trabalhar dentro e fora de casa, e muitas delas, ao se deparar com tantos desafios, deixam os sonhos em segundo plano e comprometem o futuro. No Mês da Mulher, queremos ajudar essas mulheres a resgatar esses sonhos e mais do que isso, mostrar que é possível alcançar uma sustentabilidade financeira, ainda mais diante de um debate sobre a Reforma da Previdência, que já se tornou uma realidade”, afirma Ana Rosa Vilches, mestre em educação financeira pela DSOP, e que ministrará a palestra “Como antecipar sua aposentadoria”, onde ensina que é possível organizar as finanças para garantir um futuro mais independente financeiramente.
A palestra tem vagas limitadas e acontece no dia 14 de março, na DSOP Educação Financeira. As participantes também receberão o livro “Eu Mereço Ter Dinheiro”, escrito por Reinaldo Domingos, onde o educador financeiro apresenta 10 passos para a independência financeira através de 10 personagens femininas dos contos de fadas infantis, mostrando como elas moldaram o pensamento feminino ao longo dos anos, especialmente no aspecto financeiro.
Palestra “Como antecipar a sua aposentadoria”
Quando: 14 de Março (quinta-feira)
Onde: DSOP Educação Financeira – Avenida Paulista, 726 – 13º andar – conj. 1305 – São Paulo/SP
Horário: 19h
Mais informações e inscrições: