Abastecer o veículo cada vez mais tem impactado o orçamento das famílias. Em Dracena, nesta semana, os valores do etanol e gasolina praticados aos consumidores chegavam a R$ 2,89 e R$ 4,30, respectivamente.
Na terça-feira, 12, a Petrobras anunciou que elevou em 0,90% o preço médio da gasolina nas refinarias. O preço médio do diesel foi mantido inalterado, conforme divulgou a companhia. Com os reajustes válidos desde ontem, 13, o preço médio da gasolina passou às distribuidoras sem tributos de R$ 1,752 para R$ 1,770. O litro do diesel foi mantido em R$ 2,1871.
No ano passado, o governo anunciou o fim do programa de subvenção do diesel – o programa foi criado pelo governo após a greve dos caminhoneiros que teve a redução no preço do combustível dentre as principais reivindicações – instituído pela União
Desde julho de 2017, a Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços, em que estes são realizadas com mais periodicidade, inclusive diariamente.
Conforme informações disponíveis no site da companhia, a política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. Segundo a Petrobras, a paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços).
Ao saber do novo reajuste da Petrobras às refinarias, muitos motoristas já estavam se adiantando e abastecendo os veículos. Agora, o jeito é aguardar como o mercado irá se comportar nos próximos dias.
Saiba como funciona a Cadeia de Comercialização e a Composição dos Preços da Gasolina
Concorrendo com o Etanol Hidratado e com o GNV, a gasolina abastece hoje cerca de 60% dos veículos de passeio no Brasil. Por isso, é importante que o consumidor conheça como funciona o mercado desse produto, desde o produtor até o consumidor final, e ainda saiba como é formado o seu preço.
O mercado da gasolina no Brasil hoje é regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pela Lei Federal 9.478/97 (Lei do Petróleo). Esta lei flexibilizou o monopólio do setor petróleo e gás natural, até então exercido pela Petrobras, tornando aberto o mercado de combustíveis no país. Dessa forma, desde janeiro de 2002 as importações de gasolina foram liberadas e o preço passou a ser definido pelo próprio mercado.
Ao abastecer seu veículo no posto revendedor, o consumidor adquire a gasolina “C”, uma mistura de gasolina “A” com Etanol Anidro. A gasolina produzida pelas refinarias é pura, sem etanol. As distribuidoras compram gasolina A das refinarias da Petrobras e o Etanol Anidro das usinas produtoras (a Petrobras possui participação em algumas usinas). Elas misturam esses dois produtos para formular a gasolina C. A proporção de Etanol Anidro nessa mistura é determinada pelo Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA), podendo variar entre 18% e 27%, através de resoluções.
A gasolina “A” (sem Etanol Anidro) pode ser produzida pela Petrobras, por outros refinadores do país, por formuladores, pelas centrais petroquímicas ou, ainda, importada por empresas autorizadas pela ANP. Vendida para as diversas companhias distribuidoras em operação no Brasil, a gasolina “A” é então misturada ao Etanol Anidro, resultando na gasolina “C”. Esta, por sua vez, é vendida ao consumidor através dos milhares de postos de serviços presentes no Brasil.
O preço que a Petrobras pratica ao comercializar a gasolina “A” para os distribuidores pode ser representado pela soma de duas parcelas: a parcela valor do produto Petrobras e a parcela tributos, que são cobrados pelos estados (ICMS1) e pela União (CIDE2, PIS/PASEP3 e Cofins4).
Na maior parte dos Estados, o cálculo do ICMS é baseado em um preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), atualizado quinzenalmente pelos seus governos. Isso significa que o preço nos postos revendedores pode ser alterado sem que tenha havido alteração na parcela do preço que cabe à Petrobras.
No preço que o consumidor paga no posto pela gasolina C, além dos impostos e da parcela da Petrobras, também estão incluídos o custo do Etanol Anidro (que é fixado livremente pelos seus produtores) e os custos e as margens de comercialização das distribuidoras e dos postos revendedores.
Ao entender que a cadeia de formação do preço da gasolina é composta por diversas parcelas, fica fácil perceber que qualquer alteração em pelo menos uma delas terá reflexos, para mais ou para menos, no preço que o consumidor da gasolina ‘C’ pagará na bomba. Como se vê, a Petrobras tem ingerência apenas sobre uma parcela na formação do preço final ao consumidor, que é representada pelo preço nas suas refinarias, sem incidência de tributos.
Há situações nas quais a Petrobras não participa da cadeia de comercialização do produto, como é o caso da gasolina importada ou produzida por outro agente. (Informações disponíveis no site da Petrobras).