A qualidade dos serviços oferecidos pelo Poupatempo alcançou 98,8% de aprovação dos usuários, segundo a pesquisa anual de satisfação realizada pela empresa P2A Gestão em Informação. Os entrevistados elogiaram principalmente o bom atendimento e o respeito ao cidadão. Para 99,5% dos entrevistados, o Programa Poupatempo é “um orgulho para São Paulo”.
Foram entrevistados 7.300 cidadãos em todas as unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo entre novembro e dezembro de 2018. Para 78,8% dos entrevistados, o serviço foi ótimo e 19,9% disseram que foi bom.
O levantamento mostrou que 34 dos 73 postos Poupatempo tiveram 100% de aprovação: Americana, Andradina, Araçatuba, Araras, Barretos, Bauru, Caieiras, Campinas Shopping, Carapicuíba, Catanduva, Cidade Ademar, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Itaquaquecetuba, Itu, Jundiaí, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Ourinho, Penápolis, Ribeirão Preto, Santo Amaro, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sertãozinho, Suzano, Tatuí e Tupã. Outras 20 unidades alcançaram 99% de ótimo e bom na pesquisa contratada pela Prodesp, empresa que faz a gestão do Programa Poupatempo.
O elemento humano, segundo a pesquisa, foi melhor avaliado que a estrutura física, mas o índice de satisfação em todas as categorias pesquisadas reflete elevados níveis de excelência.
Com a missão de atender a todos os cidadãos com eficiência e cortesia, o Poupatempo realiza pesquisas anuais para saber a opinião dos usuários. A Prodesp, estatal de tecnologia da informação, utiliza os resultados das pesquisas para aperfeiçoar o atendimento através de capacitação, treinamento, melhoria de processos e investimento em novas tecnologias. A empresa tem por missão “contribuir para a eficiência do setor público e para a simplificação da vida do cidadão por meio de soluções tecnológicas inovadoras”.
Entre as novidades tecnológicas recentes na prestação de serviços públicos pelo Poupatempo estão o sistema de informações e agendamento via internet ou aplicativo, o atendente virtual Poupinha – disponível no portal do Poupatempo – e os totens de autoatendimento instalados dentro e fora dos postos. Os equipamentos de autoatendimento funcionam como caixas eletrônicos, onde o próprio cidadão solicita e finaliza diversos serviços – ele pode solicitar segundas vias de RG ou CNH, imprimir o Atestado de Antecedentes Criminais, obter prontuários de veículos ou da CNH entre outros, além de fazer o agendamento de horário para ser atendido em qualquer unidade do Poupatempo.
Para os responsáveis pela pesquisa, as respostas mostram que o sistema de agendamento pela internet, aplicativo e atendente virtual melhorou muito o atendimento do Poupatempo nos últimos três anos, tendo como resultados o controle da demanda diária, mais conforto aos cidadãos, otimização de recursos e sensação de agilidade e dinamismo na prestação de serviços públicos. A pesquisa divulgada no ano passado apontou satisfação de 98,3%. As pesquisas anteriores apontaram 99% de ótimo e bom em 2017 e 97% em 2016.
Poupinha: assistente virtual disponível no canto inferior direito da tela do portal do Poupatempo;
Aplicativo no celular: SP Serviços.
Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços em www.poupatempo.sp.gov.br).
Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
De telefone fixo: (11) 4135-9700 – Capital e Grande São Paulo
0300 847 1998 – demais municípios do estado de SP
De celular: (11) 4135-9700 – todos os municípios do estado de SP
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, sob a coordenação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.
Iniciado em 1997, tem 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.
Desde a implantação do primeiro posto, o Poupatempo Sé, o Programa Poupatempo já prestou mais de 600 milhões de atendimentos. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.