A Vigilância Epidemiológica de Dracena alerta a população que for atendida com suspeita de dengue seja nos postos de saúde em bairros ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM) devem seguir as orientações: comparecimento na unidade, hidratação quando recomendado e coleta de exame na data solicitada.

Conforme a VE, essas orientações são necessárias devido ao risco de complicações da doença.

SITUAÇÃO NA CIDADE

A Vigilância Epidemiológica informa que registrou até ontem, 28, 65 casos de dengue somente neste ano de 2019, sendo 56 autóctones (adquiridos no município) e nove importados (adquiridos em outros municípios).

A VE ressalta que foram realizadas diversas ações, como: mutirão de limpeza, bloqueio contra criadouro, aplicação de inseticida, palestras educativas, divulgação de sintomas e medidas preventivas, implantação da Sala de Hidratação, decreto de alerta, contratação de funcionários, etc..

Porém ressalta a importância de cada cidadão fazer a sua parte para o combate ao mosquito Aedes aegypti, principalmente por saber que 90% dos criadouros estão nas residências.

Com o feriado, a subchefe de Informação, Educação e Comunicação da VE, Aline Andrade, informa que a preocupação fica ainda maior, porque muitas pessoas viajam e retornam com a doença, e muitos não procuram a unidade de saúde. “Isso é de extrema importância para que este paciente seja acompanhado e seu quadro não tenha complicações. Então fique atento aos sintomas: febre, dores no corpo e de cabeça, náuseas, dores nas articulações”.