Uma ação solidária surgiu a partir de um curso de empreendedorismo realizado na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. O projeto “Bombons dos Sonhos! Qualidade e Amor” visa estimular o empreendedorismo entre reeducadas do regime semiaberto da unidade por meio da confecção de doces e chocolates.

A primeira oficina foi  em março, com 15 reeducandas.  Na de abril, num ato de solidariedade, outras 15 reeducandas prepararam de maneira voluntária 680 ovos de Páscoa, que foram distribuídos na última semana em  creches e unidades de abrigamento de crianças em Adamantina, Tupi Paulista e Inúbia Paulista.

Buscando a valorização humana, reintegração social e ressocialização das participantes que cumprem pena na Ala de Regime Semiaberto da unidade, as servidoras Vanessa Ferrari e Denise Bússola ministraram o curso, que envolveu palestra motivacional, além de teoria e prática na confecção de ovos artesanais de chocolate.

As instituições que receberam as doações foram: Creche LEAIS/Projeto Espaço Amigo e Creche Cantinho da Criança de Tupi Paulista; Lar Batista de Crianças de Inúbia Paulista; EMEI Ciclo I Cantinho da Criança de Adamantina; EMEI Ciclo I Sonho de Criança de Adamantina e EMEI Ciclo I Criança Feliz de Adamantina.

O projeto só foi possível graças à parceria com o Poder Judiciário, que cedeu recursos para a aquisição dos materiais necessários por meio de fundo com recursos financeiros decorrentes de penas alternativas e transações penais. Em Tupi Paulista, as crianças fizeram um cartaz em agradecimento para as reeducandas. (Secretaria de Administração Penitenciária).