Nesta manhã, policiais civis das delegacias de polícia de Panorama e Pauliceia deflagraram a operação ‘Surgat’ (alusão a um demônio capaz de abrir todos os tipos de fechadura). Trata-se de uma ação conjunta desenvolvida pela Polícia Civil e Ministério Público de Panorama voltada a identificação e posterior apreensão de adolescentes infratores que integravam uma associação criminosa responsável por perpetrar diversos furtos qualificados em estabelecimentos comerciais situados nas cidades de Panorama, Paulicéia e Nova Independência.
Segundo os levantamentos realizados pela Polícia Civil, os investigados praticaram três furtos na cidade de Panorama, dois furtos em Pauliceia e outros três furtos em Nova Independência.
As investigações foram deflagradas ainda no início deste ano, e no dia 13 de março, a Polícia conseguiu descobrir qual foi o veículo utilizado para o transporte das mercadorias subtraídas, quando então, em diligências na cidade de Andradina, identificou o proprietário do veículo que confirmou ter emprestado seu carro para um adolescente, provável autor dos crimes. Também, naquela oportunidade, foi recuperada parte dos objetos subtraídos.
Os policiais civis prosseguiram nas investigações e conseguiram identificar os outros dois adolescentes que também integravam aquela associação criminosa, sendo ambos os responsáveis pelos furtos.
Com a confirmação da identidade de dois adolescentes e a expedição dos mandados judiciais, os policiais de Panorama, apoiados por equipes da Polícia Civil de Andradina, realizaram buscas nas residências dos adolescentes visando a localização dos demais objetos subtraídos e, ainda, a efetivação da apreensão de ambos.
Em uma das residências, em Andradina, os policiais localizaram e apreenderam três munições de arma de fogo calibre .38, intactas, bem como outros três estojos do mesmo calibre já deflagrados.
Ainda na mesma data, policiais civis da Delegacia de Polícia de Paulicéia, em ação conjunta, realizaram diligências e cumpriram dois mandados de prisão criminal e um de prisão civil expedidos em desfavor de moradores daquele município, por delitos não relacionados à mencionada operação. (Com informações Delegacia Seccional de Polícia de Dracena)