As temperaturas mais amenas em razão do outono tem elevado a quantidade de casos de resfriados e crises alérgicas. Em Dracena, a procura por medicamentos e inaladores tem aumentado nos últimos dias.
O proprietário de uma farmácia na Rua Monte Castelo, Eduardo Reis Alves, observou que nesta época do ano aumenta a procura por atendimento médico uma vez que as farmácias recebem mais receitas médicas. “A procura pela linha de antialérgicos, antigripais aumenta em até 30%. A procura por inalador também é grande e de vitamina C para fortalecer o organismo”, explicou. Este ano, em razão dos casos de dengue, os repelentes ainda estão sendo comercializados.
A mudança comportamental dos consumidores também foi notada pelo presidente da Associação de Proprietários de Farmácias de Dracena e proprietário de uma farmácia na Praça Arthur Pagnozzi, Danilo Lapenta. “Neste período aumenta a procura por antialérgicos, antigripais e antibióticos. Também iniciamos a venda de umidificadores de ar e a venda de inaladores é potencializada”, considerou.
Além da procura por medicamentos nesta época do ano, a população que não está nos grupos prioritários do Ministério da Saúde, busca pela vacina da gripe em clínicas particulares.
Em Dracena, a vacina pode ser encontrada na farmácia localizada na Praça Arthur Pagnozzi que tem parceria com uma clínica de vacinas. A imunização será realizada apenas hoje, mas o pré-agendamento ocorreu com antecedência. A expectativa é que sejam aplicadas cerca de 300 doses.