Hoje, às 8h, no Centro de Saúde, em Panorama, ocorrerá uma palestra sobre alimentação saudável para prevenção da hipertensão arterial com a nutricionista Josyane Terenciani.
A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica que afeta cerca de um terço da população mundial. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 13 milhões de pessoas com a doença, que atinge principalmente adultos com mais de 60 anos. Uma série de fatores podem agravar os sintomas. Por isso é preciso diagnosticar o quanto antes quando a pressão se transforma em um problema de saúde.
Um dos fatores que tem contribuído para o aumento dos casos de hipertensão é o estilo de vida moderno, que envolve maus hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade e estresse.
Ao contrário do que se pensa, nem sempre a pessoa nasce com a probabilidade de ter pressão alta, mas pode adquiri-la por conta de hábitos de vida não saudáveis. A alimentação excessivamente gordurosa, falta de atividade física, estresse e tabagismo contribuem para o entupimento das veias, criando um fator de duplo risco para quem tem a propensão, sendo muitas vezes a causa da pressão arterial em pessoas saudáveis.
Essa combinação de fatores faz com que se aumente em muito os riscos de infarto do miocárdio, entupimento das veias e derrame cerebral.