A Vigilância Epidemiológica de Dracena informou que até ontem, 30, 13.307 pessoas foram vacinadas na campanha contra a gripe no município, desde o início no mês de abril. A estimativa da Saúde municipal, quanto à população a ser vacinada corresponde a 16.684 pessoas (dentro dos grupos prioritários).
A dose da vacina na cidade pode ser encontrada na sala de vacina dos Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara, das 7h às 15h.
Hoje é o último da campanha que ocorre em todo Brasil. A gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum, podendo levar a complicações médicas sérias. A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida através da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. A hospitalização e o óbito podem ocorrer principalmente entre os grupos de alto risco – que são crianças menores de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e idosos. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290 mil a 650 mil óbitos.
No Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde, o número total de casos confirmados de influenza até o final de dezembro de 2018 foi de 6.754, sendo pacientes com uma mediana de idade de 37 anos – faixa etária que normalmente não é contemplada pela vacina oferecida no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A região sudeste registrou o maior número de casos de influenza com 46,6% dos registros e o estado com o maior número de óbitos foi São Paulo, com 42,1% dos casos.
Diferenças entre gripe e resfriado
A gripe e o resfriado são doenças respiratórias, mas são causados por diferentes vírus. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado comum, e os sintomas são mais intensos. As pessoas com resfriado são mais propensas a apresentar sintomas como nariz escorrendo ou entupido. Os resfriados geralmente não levam a complicações de saúde, como pneumonia, infecções bacterianas ou hospitalizações. A gripe pode levar a sérias complicações associadas. Os sintomas da gripe podem incluir febre alta ou sensação de febre/calafrios, tosse, dor de garganta, nariz entupido, dores musculares ou corporais, dores de cabeça, fadiga (cansaço), sendo uma doença potencialmente fatal. (Com informações assessoria de imprensa GSK – indústrias farmacêuticas líderes do mundo)
Confira a porcentagem da população vacinada por grupos prioritários na cidade
– Crianças de 6 meses a 2 anos: 93%
– Crianças de 2 a 4 anos: 72%
– Crianças de 5 a 6 anos: 83%
– Gestantes: 69%
– Puérperas: 134%
– Idosos: 95%
– Trabalhadores da saúde: 50%
– Professores: 90%
– Portadores de comorbidades: 54%
– Policiais civis, militares e forças armadas: 244 pessoas
(Fonte: Vigilância Epidemiológica)