A campanha de prevenção ao câncer bucal em Dracena foi realizada no sábado, 4, em todos os postos de saúde juntamente com o Dia D da campanha da imunização da gripe. De acordo com a Prefeitura foram avaliadas 350 pessoas, sem nenhum registro suspeito de alteração cancerizável.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste.
Ainda segundo o INCA, hábitos simples e saudáveis, como boa higiene bucal, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes, e usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral podem ajudar a reduzir a incidência da doença.
Confira abaixo os sinais e sintomas que devem ser observados e fique atento a esses as mudanças na coloração ou aspecto da sua boca, procurando um profissional de saúde, quando necessário.
SINAIS E SINTOMAS
- Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas
- Nódulos (caroços) no pescoço
- Rouquidão persistente
- Nos casos mais avançados observa-se:
- Dificuldade de mastigação e de engolir
- Dificuldade na fala
- Sensação de que há algo preso na garganta
- Dificuldade para movimentar a língua.
(Fonte: Ministério da Saúde)