A Prefeitura de Adamantina decretou situação de emergência motivada pelos casos de dengue no município. A medida foi tomada pelo fato de Adamantina ser considerado pela Secretaria de Estado da Saúde como de alto risco de alerta para uma epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus; pelo fato da cidade ter confirmado 774 casos, montante que supera em muito o número de casos em anos anteriores.
Além disso, a situação de emergência foi decretada em função da presença de novo tipo de vírus em circulação. A grande maioria da população se torna susceptível a doença, e em decorrência os seus agravos, inclusive, com o aumento do número de casos, existe a possibilidade de casos mais graves que possam levar a óbitos.
A decisão foi tomada ainda, porque no ano de 2015, no município de Adamantina com o alto índice de positividade para dengue, ocorreu um óbito em decorrência de complicações da dengue.
O decreto ainda tem como base os riscos a que a população do município de Adamantina está sujeita e que exige da municipalidade atenção especial, haja vista a possibilidade de agravamento do número de infectados com dengue, chikungunya e zika vírus.
Por força do decreto, o Poder Executivo está autorizado a determinar e executar as medidas necessárias ao controle das doenças e do mosquito transmissor, nos termos da Lei Federal nº 8.080/90 e da Lei Municipal nº 3.870/19 e tais medidas de controle do mosquito Aedes aegypti deverão ser adotadas pela população e pelo Poder Público.