Na próxima terça-feira (25/06), a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista realizará a Cerimônia de Colação de Grau da 1ª Turma do Curso Técnico em Administração, a partir das 13h, com entrega de certificados para 12 mulheres sentenciadas do regime fechado. Com o sucesso do projeto piloto, uma nova turma se iniciará no 2º semestre e o curso poderá ser estendido a outras unidades prisionais.

O curso foi desenvolvido como projeto piloto de Classes Descentralizadas, de iniciativa da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel – FUNAP, da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e do Centro Paula Souza por intermédio da ETEC Profª Carmelina Barbosa de Dracena. As aulas iniciaram há cerca de um ano, sendo ministradas em período integral, durante toda a semana, às mulheres com ensino médio completo.  As alunas estudam no Pavilhão Escolar em ambiente virtual, mas sem acesso à internet.

“O evento tem como objetivo oferecer às reeducandas a oportunidade de vivenciarem a concretização de uma conquista, o início de um novo ciclo, uma formação profissional para sua retomada de vida na sociedade. Acreditamos que o ensino no curso técnico é muito mais voltado para o mercado de trabalho, o que possibilita para as mulheres em cumprimento de pena a possibilidade de sua autonomia e convívio social de forma digna”, explicou Adriana Alkmin Pereira Domingues, diretora da penitenciária.

Atualmente, a Penitenciária de Assis também desenvolve um projeto piloto semelhante, mas como curso profissionalizante integrado ao Ensino Médio. As novas turmas previstas serão apenas de curso técnico, com duração de um ano, nas penitenciárias de Florínea (em Julho), Feminina de Tupi Paulista (em Agosto), Presidente Bernardes e Paraguaçú Paulista (no início de 2020).