Na terça-feira que vem, dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública irá promover atendimento especial na ESF do Jardim Brasilândia para atualização da caderneta de vacinação de munícipes de todas as idades, das 17h às 21h. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal. É importante levar a caderneta e o cartão nacional do SUS. O local é estratégico devido à área de abrangência que envolve numerosa população principalmente de crianças e a distância do centro da cidade.
Em relação ao calendário vacinal das crianças, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Karina Akiyama, informou que o município tem uma boa cobertura em razão do trabalho conjunto com a Secretaria Municipal da Educação que exige a carteira atualizada nas matrículas das creches e escolas, e na rotina da unidade de saúde. Também informou que quando há atraso da vacina agendada, os responsáveis são convocados a comparecer na sala de vacinação e, se necessário o caso, é comunicado ao Conselho Tutelar. Outro fator favorável, apontado pela Prefeitura, são as campanhas de atualização de carteirinha de vacinação realizadas várias vezes ao ano.
Ainda de acordo com Akiyama, o maior desafio para o setor de Imunização é em relação à vacinação do adulto, que não comparece para receber as doses e reforços das vacinas do calendário do adulto como a de tétano, hepatite B, tríplice viral e febre amarela. “Mesmo realizando campanhas e abertura da sala em horário e locais especiais, não tem adesão, exceto quando há uma exigência de apresentação de carteira de vacinação do RH do emprego desse adulto”, pontuou.
SERVIÇO – A sala de vacinação do CSI Dr Takashi Enokibara fica aberta durante a semana das 7h às 15h, sem intervalo de almoço. Todas as vacinas citadas acima estão disponíveis.
No próximo dia 25, o ESF do bairro do Brasilândia ficará aberto das 17h às 21h, como já ocorreu em outras ocasiões, para vacinar adultos e crianças que estão em atraso com suas vacinas. A ESF do Jardim Brasilândia fica na rua Padre José de Anchieta n.º 53.