O caminho para garantir a sustentabilidade ambiental e o futuro do planeta tem vindo a ser feito, um pouco por todo o mundo.

A reforçada atenção que a mídia internacional tem lançado sobre a questão, perante o rápido e visível declínio do meio ambiente, tem promovido vários encontros mundiais, onde se discutem as possibilidades para o futuro do planeta e se procuram alternativas viáveis, que permitam uma postura mais ecológica e o término da sucessiva destruição natural.

Nesta jornada por uma maior sustentabilidade, as abordagens são diversas, bem como as medidas. E, evidentemente, o Brasil não fica de fora nas lógicas mundiais. Também em solo brasileiro começam, agora, a adotar-se várias medidas que visam a sustentabilidade ambiental.

As medidas aplicadas são diversas e acontecem a vários níveis, iniciando-se nas práticas individuais e chegando até às grandes empresas.

Hoje, abordaremos algumas das medidas que estão a ser tomadas, no Brasil, para promover a proteção do meio ambiente e permitir uma maior sustentabilidade.

As medidas contra o desperdício

No Brasil, foi num nível individual que começaram a aplicar-se as medidas contra o desperdício. A reciclagem e a reutilização de produtos e embalagens é uma realidade em expansão e que faz parte do quotidiano do povo brasileiro.

Atualmente, no entanto, o mundo empresarial – incluindo lojas e mercados diversos – têm começado a aplicar, também, o conceito de desperdício zero. Esta medida, que tenta evitar que as embalagens continuem a manifestar-se como um problema sério para o meio ambiente, baseia-se em cinco princípios estruturais: a recusa daquilo que não é estritamente necessário, a redução dos itens utilizados; a reutilização das embalagens, a reciclagem e a compostagem dos lixos orgânicos.

A aplicação destas medidas no mundo comercial e empresarial brasileiro poderá ser um passo muito importante para garantir a sustentabilidade ecológica do Brasil e do Mundo.

Outras medidas de sustentabilidade no Brasil

Além destas medidas sobre o consumo e o desperdício, o Brasil tem criado, também, várias áreas de proteção ambiental e tem vindo a adotar medidas tecnológicas e a promover o uso de materiais mais avançados que visam, também, o combate ao desmatamento e a expansão da fauna e flora deste país.

Vale a pena recordar que a maior reserva de biodiversidade de todo o mundo se encontra justamente no Brasil, sendo a Amazónia um importante pulmão verde internacional, cuja preservação é essencial para garantir o equilíbrio ambiental do planeta.

A necessidade de proteção desta área verde tem estado, também, na agenda brasileira, havendo várias manifestações neste sentido. Aqui, a preservação da fauna e da flora é feita também a par com a proteção de outros pontos, como as fontes de água potável.

Estas medidas brasileiras, tal como aquelas às quais temos assistido ao redor do globo, visam garantir um planeta mais sustentabilidade e colocar um travão nos efeitos nocivos que, ao longo das décadas, a ação humana tem feito sobre o meio ambiente.

Espera-se que, com a maior consciencialização e as novas medidas, o mundo possa tornar-se mais ecológico e sustentável.