Caminhoneiros de todo o país podem parar esta semana, devido a nova tabela de frete da categoria que entrou em vigor nesta sexta-feira, 19 de julho.
De acordo com Cristiano Obreli, proprietário de uma transportadora e integrante da diretoria do SindiCam de Ourinhos, estão sendo feita pesquisas entre os caminhoneiros para verificar o interesse e adesão a uma possível paralisação no estado de São Paulo.
A mobilização nacional está sendo organizada através de grupos no aplicativo de mensagens Whatsapp.
Obreli considera que a nova tabela de frete, divulgada na quinta-feira, 18 e julho pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) favorece apenas o setor de agronegócio.
“Os valores desta nova tabela, não pagam nem os gastos que temos com a viagem, sendo assim fica insustentável a manutenção do trabalho”, lembra.
“Sabemos que em outras regiões como no Nordeste a maioria já concordou com a paralisação, e no Rio de Janeiro ela deve ocorrer já nesta segunda-feira (22 de julho), no estado de São Paulo ainda são feitas pesquisas e em nossa região teremos uma assembleia na quinta-feira para definir a possível paralisação, se aprovada ela deve ocorrer na sexta-feira (26 de julho)”, explica.