Fundado em 2 de julho de 1948 se estivesse em atividade, o Dracena Futebol Clube estaria completando nesta terça-feira,2, 71 anos. O clube que começou como amador e depois se profissionalizou, mas não conquistou nenhum título estadual, teve em sua história 27 participações em campeonatos profissionais. Conta a história que o Dracena FC conhecido como “Fantasma da Região”, estreou no futebol profissional em 1960 na quarta divisão (atual série B) e no ano seguinte subiu para a terceira divisão (atual série A-3) permanecendo nela até 1967.
Nos anos de 1970, oscilou entre a terceira, quarta e quinta divisões. Entre 1982 a 1985, disputou a segunda divisão (atual série A-2) e em 1994, participou do último campeonato profissional de sua história em 1994 na quinta divisão que foi extinta.
O Dracena FC foi umas das equipes do interior de São Paulo que mais tempo permaneceu nos campeonatos do futebol paulista.
Nesta data que relembramos a fundação do DFC, alguns ex-jogadores dos tempos mais antigos ainda estão entre nós, como é o caso do Baixinho pintor e do ex-bancário Bombeiro. Da época mais recente do Dracena Futebol Clube, ainda residem, em Dracena, o goleiro Sérgio Bandeira, dono de uma academia de ginastica; Dário Fonseca; Dozinho, que treina a categoria de base; Moacir de Carvalho, também treinador de base; Mandril; Gilson Figura, o ex-mordomo Biro Biro e Marcos Amaral que atualmente é advogado na Cidade Milagre. (Marcos Maia especial para o Portal e Jornal Regional).