Nesta quinta-feira (15) a Santa Casa de Presidente Prudente realizou uma captação de múltiplos órgãos. O doador foi um homem de 58 anos, morador de Teodoro Sampaio, que teve um traumatismo craniano. A doação foi autorizada pela família.

Segundo publicou a Santa casa, foram captados os rins, o fígado e as córneas, sendo que cinco pessoas que esperam por transplante serão beneficiadas.

Equipe fez o transporte dos órgãos (Foto: Santa Casa).

O hospital informou que o fígado foi captado por uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Já os rins e as córneas foram encaminhados para Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Marília.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o País são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA.

Equipe fez o transporte dos órgãos (Foto: Santa Casa).

Ainda conforme o com o Ministério da Saúde, os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública de saúde.