O que é um logotipo? Um logotipo é uma combinação de texto e imagens visuais que serve a dois propósitos. Diz às pessoas o nome da empresa e cria um símbolo visual que representa o seu negócio.
Alguns logos têm uma associação simbólica poderosa ligada à memória das pessoas. Por exemplo, os arcos dourados McDonalds são tão familiares que já não precisam do texto “McDonalds” para que reconheça que esse símbolo representa o McDonalds.
Porque preciso de um logótipo?
Ter um logótipo com um aspecto profissional e bem desenhado cria confiança. Os potenciais clientes são mais propensos a fazer negócios consigo se tiver um logótipo bem concebido (e é possível gerar um logotipo gratuito de qualidade).
Se o seu logótipo parecer que foi concebido no Microsoft Word, as pessoas irão questionar até que ponto é capaz de fornecer os produtos/serviços do seu negócio principal.
O que deve conter um bom logótipo para pequenas empresas?
1 – Torne a parte do texto do seu logótipo super clara e legível
Enquanto muitas pequenas empresas pensam que a sua marca vai ser a próxima Coca Cola ou McDonalds, na realidade, quando você está começando com o seu logotipo, uma das características mais importantes é que o texto do nome da sua empresa é claro e fácil de ler à distância, como pode aparecer na sinalização de veículos, sinalização de edifícios, cartazes ou algum outro lugar onde o logotipo é visto à distância.
2 – Use-o de forma consistente
Quando grandes marcas globais recebem um logotipo, elas geralmente preparam documentos de grandes padrões de marca, dezenas de páginas profundas.
Estes documentos cobrem coisas como:
- Orientação sobre as diferentes variações do logotipo e onde eles devem e não devem ser usados.
- Orientação sobre como modificar o logotipo e o que não deve ser feito com o logotipo.
- O que deve e o que não deve aparecer perto do logotipo.
- Como o logotipo deve aparecer em todos os tipos de cenários diferentes.
Embora esse nível de documentação seja excessivo para a maioria dos logotipos de pequenas empresas, essas marcas grandes entendem que se as marcas forem inconsistentes na forma como seu logotipo aparece em diferentes situações, isso pode ser prejudicial à confiança.
Portanto, seja realmente consistente com a forma como o seu logotipo é usado.
3 – Cores simples – pense nas diferentes situações em que ele será usado
Seu logotipo pode aparecer em telas, cartões de visita, papéis timbrados, banners, veículos, sinalização de lojas, embalagens de produtos, anúncios em jornais, apenas para citar alguns.
Logotipos que têm cores gradientes, muitos detalhes finos, muitas cores diferentes ou conteúdo fotográfico são muito mais propensos a parecerem bem diferentes nessas situações diferentes, já que muitos deles usam tecnologia de impressão completamente diferente e torna difícil combinar as cores exatamente.
É por isso que as marcas mais poderosas do mundo costumam aderir a uma paleta simples de menos de 3 cores principais. Eles também usam cores sólidas em vez de gradientes.
4 – Tenha algo visual/memorável
Embora você possa levar algumas décadas para se tornar o próximo Coca Cola ou McDonalds, ter algo memorável sobre o seu logotipo é uma boa ideia.
Algumas empresas fazem isso usando texto interessante ou modificando parte do texto no logotipo para não ser apenas uma fonte padrão.
Outras empresas fazem isso adicionando algum tipo de ícone ilustrado ao lado da parte do texto do logotipo.
Um aspecto útil de ter um ícone é que você pode usar o ícone por conta própria em algumas situações também.
Por exemplo, o tiquetaque da Nike pode aparecer com ou sem o texto da Nike. Embora originalmente o tique da Nike não significasse nada se não aparecesse junto com o texto da Nike, com o tempo essa associação de memória visual se desenvolveu.
Se você está querendo um logo muito elegante e minimalista, usar apenas uma fonte de aparência moderna com um pop de cor de acento é uma boa opção.
Como é que arranjo um logótipo?
A melhor maneira de obter um logotipo é tê-lo desenhado profissionalmente. Embora existam serviços de design de logótipos online baratos, a nossa experiência diz-nos que o melhor valor e serviço são as pequenas lojas locais de design gráfico ou lojas de impressão.
Ao ir para um pequeno freelance designer gráfico ou loja de impressão com um designer interno, você vai evitar pagar milhares que você pode pagar com uma agência de publicidade ou grande empresa de design, mas ainda assim obter um logotipo de qualidade com serviço pessoal.
Estas pequenas empresas de design também são excelentes na concepção de cartões de visita e materiais de impressão para que você possa muitas vezes obter bons negócios, obtendo-os para projetar seus cartões de visita, papelaria e logotipo de uma só vez. Isso também ajuda você a pregar que a consistência da marca.