O mês de agosto termina com grande massa de ar seco predominando em todo o Estado de São Paulo. No interior, os valores são críticos da umidade relativa do ar – inferiores a 30% – em muitas cidades, como é o caso de Dracena.
Conforme os especialistas no assunto, no inverno é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. Algo preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que ela varie entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção. Uma das recomendações médicas para enfrentar tal situação é beber mais água.
O Climatempo informa que no domingo, 1º de setembro, uma frente fria avançará pelo Estado, com isso, as nuvens irão aumentar e pela manhã no Oeste e Centro-Sul Paulista poderá chover a qualquer hora do dia.
O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) informa que hoje a temperatura vai variar de 18°C a 35°C; no sábado de 21° a 37°C e no domingo de 23°C a 35°C com 80% de chance de chover a partir da tarde.
A última chuva registrada em Dracena neste ano foi no dia 5 de agosto quando a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – antiga Cati regional – informou que choveu 7 mm.
A Coordenadoria pontuou ainda que no ano passado em agosto choveu 48 mm, porém nos meses de junho e julho do ano que passou não houve registro de chuva. Já neste ano, nos meses de junho choveu 20 mm e em julho, a chuva atingiu 64 milímetros, na cidade.