Nos últimos anos temos vivenciado uma lenta, mas consistente evolução nas práticas do consumo dos brasileiros. E essas mudanças se refletem nas ideias das cadeias de supermercados e outras lojas.
A consciência para o ambiente é uma prioridade nos dias de hoje, e à parte das notícias mais rodadas nas manchetes, como por exemplo agora recentemente os fogos na Amazónia, outras questões se levantam, em pano de fundo.
Por exemplo, a necessidade de redução do desperdício gerado pelos habitantes do nosso planeta é uma dessas questões. Uma das formas de abordar a questão é através da adoção de uma filosofia de resíduo zero ou desperdício zero (do inglês zero waste).
Poderá ser um chavão novo para você, mas é bem provável que já tenha implementado ações e medidas que se enquadram dentro desta filosofia de vida. Mas o que é o desperdício zero? Uma definição poderá ser:
“O desperdício zero é um conjunto de princípios focados na prevenção de resíduos que incentiva o redesenho dos ciclos de vida dos recursos para que todos os produtos sejam reutilizados. O objetivo é que nenhum lixo seja enviado para aterros, incineradores ou para o oceano.”
Então, de que forma já se deparou com isto na sua vida? Bom, são várias as medias que as lojas de varejo locais (e as menos locais) já adotam que levam a este conceito.
Uma das formas mais recorrentes é a de não disponibilizarem mais sacolas plásticas. Pode parecer algo insipido, mas sabia que, segundo o ministério do ambiente, mais de 1,5 milhões de sacolas de plástico são distribuídas a cada hora no brasil. E onde vão essas sacolas parar? Pois, acabam se tornando desperdício em aterros ou pior, no ambiente.
Muitas lojas tentam promover a redução do uso das sacolas de várias formas. Por um lado, podem desencorajar o uso através da cobrança das mesmas. Não mais sacolas grátis. Assim, o cliente pensará duas vezes em pedir mais uma sacola.
Outras vão mais longe, e disponibilizam a alternativa. Afinal, precisamos sempre de uma forma de transportar os bens para nossas casas. Sacolas de vime, de papel, de plástico reciclado mais espesso, são tudo opções com o mesmo objetivo. Reduzir o número de sacolas usadas para carregar as suas compras até casa.
E isso é importante, porque reduzir é uma grande palavra nos princípios do desperdício zero. Assim como é a palavra reutilizar. Com a adoção destas práticas, uma pessoa pode reduzir o número de sacolas que usa ao longo do ano, reduzindo a quantidade de desperdício gerado. Afinal, algumas estatísticas dizem que uma pessoa poderá usar até 700 sacolas por ano!
Algumas destas medidas tem origem na consciência das pessoas por de trás das lojas, outras vezes na lei. Por exemplo, desde 26 de junho, no Rio, entrou em vigor a Lei Estadual nº 8.006/18, publicada a 25 de junho do ano passado, segundo a qual os estabelecimentos terão obrigação de oferecer sacolas de materiais recicláveis ou biodegradáveis.
Por isso sem saber, você provavelmente já terá deparado com estas medidas, e outras semelhantes, de promoção do desperdício zero, sem se perceber. Se ficou curioso, procure sobre outras formas de como poderá implementar formas de desperdício zero na sua vida. Você irá ganhar com isso, e o ambiente agradecerá!