A Prefeitura de Dracena lança na próxima sexta-feira (30), a ferramenta online “Orçamento Participativo 2020”, que possibilitará que a população dê sugestões sobre ações e programas para o orçamento municipal do ano que vem. O formulário com o espaço para as solicitações poderá ser acessado pelo site oficial da administração até o dia 18 de outubro.
Clicando no banner que aparecerá na página inicial do site www.dracena.sp.gov.br o munícipe deverá preencher os campos com seus dados pessoais, escolher quatro opções que entenda ser prioridades para o município e também poderá dar sua sugestão.
A Secretaria Municipal de Fazenda e Orçamento analisará proposta por proposta com o eventual apoio técnico de outras secretarias. As sugestões que estiverem com consonância com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e com o Plano Plurianual (PPA) poderão ser incluídas no orçamento de 2020, obedecendo a possíveis limitações de recursos e prioridades, como Saúde e Educação.
De acordo com o Secretário da Fazenda e Orçamento, Thiago Vicente dos Santos, a ideia veio a partir da necessidade de obter o retorno efetivo da população. “Infelizmente os munícipes não comparecem às nossas audiências públicas, por isso foi preciso pensar em outros instrumentos para tanto. Agora com a possibilidade de sugestão online, acreditamos no maior interesse dos moradores em nos ajudar neste sentido”, disse o secretário.
Vale destacar que o projeto de lei finalizado deve ser encaminhado à Câmara Municipal para aprovação até o dia 31 de outubro.
O prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini, destaca a importância dos munícipes participarem da elaboração do orçamento. “Quando a população nos dá o devido feedback, conseguimos mensurar se estamos atuando nos lugares certos, atendendo às demandas, porque muitas vezes não conseguimos analisar as situações pessoalmente, por isso esta é mais uma forma de mantermos a comunicação com os moradores, direcionando nosso trabalho e oferta de serviços”, finalizou Juliano.