Mais de 750 pessoas acompanharam a palestra “Os filhos da violência de gênero”, que a professora doutora Alice Bianchini apresentou no Salão Nobre da Faculdade Reges de Dracena, quinta-feira.
O evento foi promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e Ordem dos Advogados do Brasil, com a participação de alunos da Reges e outras faculdades, policiais civis e militares e convidados. A palestra integrou a 14ª edição da campanha Justiça pela Paz em Casa, através do Tribunal de Justiça de São Paulo.
A professora Alice Bianchini falou por aproximadamente uma hora. A visitante destacou que o tema é para toda a sociedade, enfocando o que ocorre com as crianças que são testemunhas de violência. “Se a gente não conhece a realidade, temos dificuldade de falar sobre ela”, destacou. Cerca de 80% das crianças são testemunhas ou vítimas da violência juntamente com a mãe. O Brasil é o quinto país do mundo que mais mata mulheres. A partir destes números, segundo a palestrante, se busca a consciência sobre o problema e em seguida a sensibilização e a mudança necessária de todos.
CERIMONIAL – A mesa principal teve as presenças da palestrante Alice Bianchini, juiz Marcus Frazão Frota, presidente da Reges, professor José Gonzaga da Silva Neto, diretor da Faculdade, Fábio Holmes Lins, Margarete de Cássia Lopes (OAB estadual), Marcos Rodrigues, presidente da OAB local, secretário Sílvio Rodrigues (Prefeitura), vereador Cláudio José Pasqualeto (Câmara), delegado seccional Nilton Santos Paschoal, capitã PM Kheyla Campos e Maria Dias do Cejusc.
Maria Dias entregou à professora Alice o decreto de hóspede oficial do município assinado pelo prefeito Juliano Brito Bertolini. Margarete Lopes presentou a palestrante com um mimo. Marcos José Rodrigues fez a entrega de um certificado da OAB estadual. Usaram a tribuna para os agradecimentos finais o juiz Marcus Frazão Frota e o presidente da OAB, Marcos José Rodrigues.
Alice Bianchini é conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
EVENTO ESTADUAL – A 14ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa nacional de conscientização, prevenção e julgamento de casos de violência doméstica, começou no dia 19 e segue até esta sexta-feira, dia 23 de agosto.
Como ocorre em todas as edições, o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário, promove palestras, cursos e oficinas nas varas onde tramitam processos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Neste ano, participam das atividades as cidades de Adamantina, Pacaembu, Ribeirão Perto, Igarapava, Tabapuã, Catiguá, Novais, Atibaia, Alvinópolis, Dracena, Campinas, Nova Odessa e São Paulo.