A vacinação contra o sarampo está sendo realizada no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), no horário das 7h às 15h – de segunda a sexta. A informação é da Diretoria de Comunicação da Prefeitura local.

A descontinuidade dessa recomendação ocorrerá quando os estados não apresentarem casos confirmados nos últimos 90 dias. O Ministério da Saúde informará oportunamente o momento em que a vacinação de crianças menores de um ano de idade deverá ser descontinuada.

De acordo com a Nota Informativa 191 – todas as crianças entre 6 meses e 11 meses no Brasil, deverão ser vacinadas com a vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola), pois sabe-se que a doença nessa idade e o risco de evoluir com complicações poderá ser maior. E as principais complicações são pneumonia e encefalite.

A proteção da vacina SCR nessa faixa etária é um pouco menor (cerca de 70 a 80%), devido à presença de anticorpos maternos. Por isso, essas crianças deverão ser revacinadas, aos 12 e 15 meses (de acordo com o calendário básico).

Nas ações de rotina o esquema vacinal continua sendo: pessoas entre 1 e 29 anos de idade: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias. Pessoas entre 30 e 59 anos de idade: uma dose. Pessoas com 60 anos ou mais de idade: não precisam ser vacinadas.

A Diretoria de Comunicação lembra que nas situações de bloqueio, nesse momento, a vacinação será de modo indiscriminado a partir dos seis meses de idade, sem limite de idade (exceto nas situações de contraindicações).