A malha rodoviária concedida do Estado de São Paulo acaba de ganhar mais 299 quilômetros com cobertura wi-fi para atendimento aos motoristas, totalizando 934 quilômetros de vias servidas pela tecnologia. A ampliação acontece, a partir desta quarta-feira (25), com o início de operação da rede sem fio em mais um trecho de rodovias operado pela concessionária Entrevias, na região de Ribeirão Preto, entre Bebedouro e Igarapava, na divisa com Minas Gerais. Em menos de 45 dias, a cobertura wi-fi de rodovias no Estado passou de 79 quilômetros para 934 quilômetros, aumento de 1.082% de cobertura da rede que irá agilizar o atendimento e melhorar ainda mais o suporte oferecido aos usuários.

Nesta nova etapa, o serviço estará disponível aos motoristas que trafegam pela SP-330 (Rodovia Anhanguera)  SP-322 (Anel Viário Sul e Attílio Balbo, Armando de Salles Oliveira e Prefeito Antônio Duarte Nogueira), SP-328 (Rodovia Alexandre Balbo, Anel Viário Norte), SP- 351 (Rodovia Laureanous Brogna), além das  rodovias de acesso das vicinais SPAs 325 (Avenida Bandeirantes),  SPA 321,  SPA 336, SPA 343, SPA 375, 470, 468, 410, 355, 327  e 135. Nesses trechos será possível fazer a conexão à rede e ter acesso aos diferentes serviços da Concessionária (pane mecânica, guincho, socorro médico, avisar sobre acidente e animal na pista), por meio de chamada de voz, de vídeo ou conversar via chat diretamente com os atendentes do Centro de Controle Operacional (CCO).

 

Com investimento de R$ 20 milhões viabilizado pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, a nova ferramenta é desenvolvida para que o usuário estabeleça contato com a empresa de maneira mais segura, ágil e moderna diretamente com o Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe as solicitações que chegam pelos diferentes canais e direciona os recursos operacionais necessários. A Entrevias é a primeira concessionária do país a oferecer wi-fi em um trecho rodoviário longo, de 570 quilômetros.

Os aplicativos das concessionárias são compatíveis com os sistemas Android e iOS e estão disponíveis, gratuitamente, na Google Play e na App Store. É importante lembrar que, para utilizar o wi-fi ou o app, o motorista deverá estacionar em local seguro e jamais dedicar sua atenção ao celular enquanto dirige.

Histórico. A primeira rodovia do Programa de Concessões paulista a ser equipada com a inovação tecnológica foi a Tamoios (SP-099), que liga o Litoral Norte à região do Vale do Paraíba, onde o início da operação ocorreu em 5 de fevereiro de 2018. São cerca de 70 quilômetros da malha sob operação da Concessionária Tamoios dotadas de wi-fi. No mesmo mês, no dia 28, foi concluída a obra de prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto, em Taubaté, também no Vale do Paraíba, que já foi entregue ao tráfego com a tecnologia. São quase nove quilômetros cobertos por wi-fi.

Dando início ao novo ciclo de implantação da rede de wi-fi, em 14 de agosto de 2019, a Entrevias implantou a tecnologia em 271 quilômetros de sua malha na região de Marília, com investimento de R$ 18,3 milhões. A adoção desse novo modelo de comunicação com o usuário é uma das obrigações contratuais da concessão.

Na malha da ViaPaulista, os estudos para implantação da rede wi-fi tiveram início em 2017, quando a concessionária assumiu a operação do Lote Rodovias dos Calçados, com um total de 720 quilômetros de rodovias entre os municípios de Itaporanga e Franca. O serviço já foi implantado em 285 quilômetros das rodovias SP-255, SP-249, SP-281 e SP-304, com um investimento de R$ 25 milhões.

Outras regiões. No ano que vem a ViaPaulista irá finalizar a instalação do serviço na malha sob sua responsabilidade na região de Franca, Ribeirão Preto e outros trechos da região Central, somando mais 435 quilômetros, em novos segmentos da SP-255 e também das rodovias SP-257, SP-318, SP-328. SP-330, SP-334 e SP-345.

Além disso, a implantação do wi-fi também está prevista no edital de concessão do Lote Piracicaba-Panorama, que foi publicado no último mês de julho. São 1.273 quilômetros de vias, atravessando 62 municípios, cortados pelas rodovias SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294, SP-284 e SP-425. O leilão desse novo lote está previsto para novembro, com previsão de assinatura do contrato no início de 2020.

Inovações tecnológicas. A obrigação da implantação de wi-fi nas rodovias dos novos contratos de concessão faz parte de uma das premissas do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, que está sendo intensificada a cada ano: a adoção de novas tecnologias. O objetivo é oferecer serviços cada vez melhores, além rodovias mais seguras e que garantam ao usuário uma viagem mais confortável. Com isso, São Paulo permanecerá como referência no segmento de concessões rodoviárias. Segundo a Pesquisa CNT 2018, que avalia a malha rodoviária nacional, das 20 melhores rodovias do Brasil, 18 estão em São Paulo e integram o Programa, que é fiscalizado e gerenciado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Para o monitoramento da malha, os editais preveem a instalação de câmeras em todo o trecho concedido. Uma das principais ferramentas da ARTESP no acompanhamento da malha concedida é o Centro de Controle de Informações (CCI), que recebe as imagens dessas câmeras, além de informações de outros equipamentos instalados ao longo das rodovias. O objetivo é tornar a fiscalização das rodovias mais rápida e eficiente, além de fornecer informações atualizadas e em tempo real sobre as condições da malha.

Avanços também têm sido alcançados no pedágio automático, um dos aspectos que permitiu a adoção, nos novos contratos de concessão, de desconto de 5% para os usuários que utilizam essa forma de pagamento. Também possibilitará outra inovação na concessão do Lote Piracicaba – Panorama: o Desconto para Usuário Frequente (DUF). Nessa modalidade, quanto mais o usuário passar por determinada praça de pedágio maior será o seu desconto na tarifa dentro de um mesmo mês, tudo viabilizado através da tecnologia do pedágio automático. Antes disso, as mudanças de tecnologia nesse segmento permitiram a abertura do mercado de operadoras desse serviço, passando de apenas uma prestadora de serviço em 2011 para cinco atualmente, com mais de 20 planos para os usuários. Também possibilitaram a criação do Sistema Ponto a Ponto, de pagamento por trecho percorrido. E, nas concessões assinadas a partir de 2017, começou a ser utilizada a modalidade semiautomática.