Dracena está no rol das 69 cidades do Brasil que irá sediar o II Festival Paralímpico, em parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os coordenadores do evento na cidade, Julio Cesar Monteiro (Logístico) e Luis Gustavo Venereto (Educação) informam que a finalidade do projeto é promover três modalidades paralímpicas em cada núcleo, distribuídos em todo o território nacional, de forma lúdica, para um grupo de até 55 crianças com deficiência em cada modalidade, na faixa etária de 7 a 17 anos, de ambos os gêneros, em forma de circuito, na manhã do próximo sábado, 21.

“O projeto tem o entendimento sobre a importância de sociabilizar durante as atividades paralímpicas desenvolvidas, sendo assim, permitiremos que até 20% dos participantes sejam crianças e ou adolescentes sem deficiência, levando-se em conta familiares e amigos dos nossos alunos, exigindo a mesma faixa etária”, ressaltam.

A dinâmica das atividades do sábado será em forma de circuito, com início às 9h com as três modalidades paralímpicas elencadas por cada núcleo. “Ao final de 30 minutos trocaremos de sessão e/ou modalidade, tendo 15 minutos para esta transposição. As modalidades que serão executadas em Dracena serão o futebol de cinco, golball e vôlei sentado, no Ginásio Municipal Alaor Ferrari”.

O município entra com a estrutura do evento, como local, instalações, material esportivo para a execução das modalidades, som e equipamentos de imagem e as inscrições dos participantes, segundo os organizadores.

Todas as atividades serão desenvolvidas de maneira lúdica e menos formal possível entre os participantes, tendo como proposta a inclusão dos esportes paralímpicos nas escolas regulares, criando um banco de dados de todo País, para municiar as Secretarias Estaduais com material didático para esta inclusão.

“Teremos a participação de 40 voluntários do curso de Educação Física da Unifadra. A Prefeitura de Dracena estará disponibilizando transporte para estes alunos participantes e serão distribuídas camisetas, kit lanches, água e ambulância de remoção. No total, serão 250 pessoas envolvidas no evento, sem contar com presença dos pais, familiares e amigos”.

Cronograma das atividades

8h30 – Concentração

9h00 – Início da primeira sessão

9h30 – Final da primeira sessão

9h45 – Início da segunda sessão

10h15 – Final da segunda sessão

10h30 – Início da terceira sessão

11h – Final da terceira sessão

11h – Distribuição de lanche e vídeo

11h30 – Término das atividades