Jogo da Gramática: aprendizagem sobre as classes gramaticais, análise linguística, leitura e produção (Ass. Fundec)

Os alunos do 8º ano do Colégio Anglo-CID tiveram uma aula de Gramática bem diferenciada e animada no dia 29 de setembro, com a Profa. Ma. Cristiane dos Santos Liberato. O Jogo da Gramática fez os alunos aprenderem sobre as classes gramaticais e trabalhar a análise linguística, leitura e produção/compreensão dos diferentes gêneros textuais.

A professora destacou que essa prática pedagógica é importante para recordar de forma lúdica e descontraída as diferentes classes de palavras e suas funções, já que há a necessidade de saber tais classes para análises.

Os alunos foram divididos em grupos, que receberam 2 folhas cada, nas quais colocariam 2 palavras (escolhidas por eles) informando sua classe gramatical e com 5 características tanto da classe gramatical quanto da palavra em si. “Depois de prontas, as folhas foram trocadas entre os grupos. Cada grupo tinha um aluno responsável por ler a palavra da folha e, por mímica, passar para o grupo, que deveria acertar a palavra e sua classe gramatical. Caso o grupo tivesse dificuldade em acertar, poderia pedir as dicas da palavra. Claro que, a cada dica passada, perdiam 1 ponto”, explicou Cristiane Liberato.