Um intercâmbio traz para o aluno uma importante bagagem de vivências e aprendizados para a sua formação profissional. A aluna Ana Beatriz Fumagali Fernandes, do curso de Pedagogia da Unifadra/Fundec de Dracena, realizou um intercâmbio em Portugal, de junho a agosto de 2019. A aluna foi contemplada pelo Programa Bolsas Santander Mundi e Ibero-Americanas.
Seguindo os planos de estudos realizados, Ana Beatriz estudou na Universidade de Évora, na cidade de Évora.
A estudante descreveu a viagem como uma experiência de muita aprendizagem pessoal e profissional. “O projeto político pedagógico e o modelo curricular são seguidos muito à risca. Foi uma experiência totalmente diferente de tudo que já vivi, conheci lugares incríveis, pessoas com costumes muito diferentes, e voltei com uma visão bem diferente em relação ao meu país. Vejo hoje de forma mais compreensiva tudo que vivemos aqui, e nossas condições”, comentou Ana.

A futura pedagoga destacou que o conhecimento que adquiriu em relação aos seus estudos do estágio, e claro, os lugares e culturas incríveis que conheceu lhes proporcionaram lembranças e experiências únicas.  “É algo extraordinário e todos os alunos deveriam se interessar mais em participar destes programas. É uma aprendizagem e um crescimento profissional que te alavancam em todos os sentidos. É uma visão totalmente diferente das demais que você terá”, ressaltou.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini destacou que os programas do Santander Universidades visam proporcionar aos estudantes a oportunidade de acesso a outras culturas e a complementação do seu currículo por meio de intercâmbios com instituições de ensino superior vinculadas ao programa.