A campanha de vacinação seletiva contra o sarampo em Dracena foi iniciada ontem, 7, pela Secretaria Municipal de Saúde. Serão duas etapas: De 7 a 25 deste mês, a vacina será para as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), de segunda à sexta-feira na Sala de Vacina do Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 7h às 16h, sendo o Dia ‘D’ 19 de outubro (sábado).

De 18 a 29 de novembro, a vacina será para adultos de 20 a 29 anos e profissionais da saúde de qualquer área, durante a semana no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão) e o dia ‘D’ no dia 30 de novembro (sábado).

Postos e horários dos dias ‘D’ da Vacinação aos sábados: CSI Dr. Takashi Enokibara (Postão) – das 8h às 16h30; ESF Jardim Brasilândia – das 8h às 16h30.

É de fundamental importância levar a caderneta de vacinação e o Cartão Nacional do SUS (CNS). A vacina é somente para as pessoas que estão em atraso.

Em Dracena, até o momento houve o registro de um caso da doença na cidade confirmado pela Vigilância Epidemiológica. Havia a suspeita de outro caso, porém até ontem, 7, a Saúde municipal não informou nenhuma novidade sobre a questão.

DADOS DE SARAMPO

O Brasil iniciou ontem, 7, nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos.

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE). Os dados estão no novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (4/10).

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.