BOA CONVERSA

Parece que foi ontem, que fiz entrevista e acompanhei uma apresentação do cantor Marcelo Manzano, em Dracena, mas conforme recordamos lá se foram cinco anos. E neste fim de semana tive o privilégio de  revê-lo com seu talento musical incrível que Deus lhe deu em mais um show em Dracena, com a participação da atriz, cantora e bailarina Carol Tanganini.

CONGRESSO

‘Contextos e desafios profissionais contemporâneos’, tema do congresso que começou na segunda-feira e se estende até quinta-feira na Unialpa, Faculdade de Junqueirópolis.

Ontem, o palestrante foi Wander Cavarzan, que versou sobre na contramão da crise educa agro e hoje a palestra é de Rosângela Trindade, ela destaca inteligência emocional, você faz uso desta habilidade?

ESTETOSCÓPIO

No rol dos aniversariantes de hoje, o médico Antonio Carlos Rodrigues. O marido da delegada de polícia aposentada, dra Maria Ângela Tófano Rodrigues ganha naturalmente as homenagens de praxe dos amigos e claro de todos os familiares.

Da boca ao coração: Endocardite infecciosa

Sabemos que a boca é uma verdadeira concentração de bactérias que se fixam na superfície dos nossos dentes, nas próteses dentárias (dentaduras, pontes móveis) e na própria gengiva, formando assim uma película que e o biofilme. Logo, os perigos que cercam aqueles que pouco se interessam pelos corretos métodos de prevenção de saúde bucal, são inúmeros. As bactérias que se acumulam nestes locais da nossa boca podem desencadear problemas ainda maiores em outras partes do corpo, como o coração.

Assim a falta de cuidados com os dentes levam ao acumulo de resíduos e bactérias, bactérias essas que podem cair na corrente sanguínea durante um procedimento cirúrgico, ou a partir de uma lesão de gengiva (gengivite ou periodontite), chegando ao coração e se instalar em uma válvula, gerando a endocardite infecciosa, podendo ser fatal na maioria dos casos levando o paciente a óbito.

Portanto temos que ficar cientes que a endocardite infecciosa e uma doença cardíaca, considerada gravíssima e mata.

Um alerta sempre é estarmos atentos à gengiva que sangra com frequência, mobilidade dos dentes, pois isto pode ser o início de uma gengivite ou periodontite, significa infecção.

A orientação é: procure sempre um cirurgião dentista, porque somente ele poderá tratar e orientar sobre os cuidados com a sua higiene bucal.

VAMOS DAR MAIS ATENÇÃO A SAÚDE DOS NOSSOS DENTES”

Cedroni Odontologia – Dr. Cláudio Roberto Cedroni é Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária