A Santa Casa de Dracena promoverá solenidade de inauguração das obras de adequação do Banco de Sangue e também para marcar o funcionamento do elevador hospitalar, na próxima segunda-feira, 14, às 9 horas. A diretoria da unidade informa que o evento contará com a presença do deputado estadual Reinaldo Alguz, responsável por protagonizar a captação de recursos para viabilização dos empreendimentos, no caso da reforma do Banco de Sangue, através da parceira com o então deputado federal Evandro Gussi, junto ao Ministério da Saúde, os recursos necessários para reforma e adequação da unidade.

A Santa Casa ressalta que o Banco de Sangue é um órgão primordial para a saúde pública e tem por responsabilidade fornecer serviços provenientes da necessidade de componentes hemoterápicos decorrentes de doações voluntárias, sendo vital para salvar vidas que necessitam deu ma transfusão sanguínea devido a situações patológicas, cirúrgicas ede acidentes que levem a perda significativa de sangue, como se refere o dr. Silvio Adir Miguel, médico responsável pelo setor de hemoterapia do hospital.

O elevador hospitalar, que liga o térreo ao segundo e terceiro piso do hospital, teve verba conquistada junto a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. A diretoria da Santa Casa frisa a necessidade do elevador com a ativação de leitos no chamado terceiro piso, no acesso direto ao centro cirúrgico e dependências que se localizam ao longo dos pisos superiores, sem contar com a qualidade na acessibilidade, conquista festejada pelos médicos e profissionais que atuam diretamente no tratamento dos pacientes, como ressalta do
diretor técnico da unidade, dr. Pablo Fabian Áviles Cabrera.

Sobre as melhorias, o diretor clínico em exercício, dr. Adolfo Mansano Garcia salientou que a entrega que se faz do Banco de Sangue e do elevador hospitalar reivindicados a algum tempo, sem dúvida trará significativa melhoria no atendimento hospitalar, primordialmente para atenção ao Sistema Único de Saúde, cujo contingente é a grande maioria.

A diretoria administrativa através do provedor Altamir Alves dos Santos agradece a todos os colaboradores indistintamente, salientando, porém, como fundamental a compreensão do deputado Reinaldo Alguz na condução do processo de viabilização de recursos na reforma do Banco de Sangue e para o elevador
hospitalar, sentindo-se feliz pelas inaugurações, reafirmando que se tratam de melhorias voltadas à comunidade.

DOAÇÕES DE SANGUE

A Santa Casa informa que em razão da realocação dos serviços do Banco de Sangue para o prédio a ser inaugurado, não será possível prestar atendimento, especificamente para acolher doações de sangue, hoje, 10; amanhã, 11 e na segunda-feira, 14. O atendimento voltará ao normal na terça-feira, 15.

SERVIÇO

O Banco de Sangue voltará a funcionar no endereço antigo ao lado da Santa Casa, na Rua São Paulo. O horário de atendimento para doações é das 7h30  às 11h, de segunda à sexta-feira.  O telefone é 3821-8466.

O prédio do Banco de Sangue foi reformado após o recebimento de verba pública (Divulgação/Santa Casa)