Grupo que compôs a comissão julgadora (Divulgação)

Representantes da sociedade se reuniram na sede da Secretaria Municipal de Educação de Dracena para participarem da etapa municipal de seleção de trabalhos de estudantes das redes municipal e estadual da cidade, referentes à 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Trata-se de um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, sendo uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), por meio do Programa Escrevendo o Futuro.

 Fizeram parte da Comissão Julgadora Municipal profissionais de diversos segmentos, conforme indicado em edital, sendo: Antonio Costa da Silva, professor e ator; Marco Antonio Vasconcelos Alencar, poeta e empresário; João Paulo Leopaci Benini, jornalista e secretário municipal de cultura e Maria Esmeralda Poleto Troyano, professora da área de linguagens e gestora escolar, que receberam orientações e acompanhamento das profissionais do quadro desta secretaria, Sandra Maria Mazali, Eunice Giacomini Sales e Thaís Regina Miranda Martins.

A comissão realizou a escolha de um Poema, referente a categoria do 5º Ano do Ensino Fundamental I; uma Memória Literária, referente a categoria de 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental II e uma Crônica, referente a categoria voltada para 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental II.

Participaram do concurso as Escola Municipais de Ensino Fundamental e Infantil João Vendramini, Guilherme Tammerik, Profª Luiza Rossa Ribeiro, Professor Sérgio Liberatti, Amador Franco da Silveira e Professor Waldomiro Machado, e também, a Escola Estadual 9 de Julho.

Nesta etapa, as estudantes vencedoras foram Gabriella Alves da Silva da EMEFI Profª Luiza Rossa Ribeiro, na categoria Poema, com o título “Soneto de Minha Cidade”, com orientação da Professora Shirley Sumiko da S. Asahi; Lara Gabrielle Melo da EMEFI Prof. Sérgio Liberatti, na categoria Memórias Literárias, com o título “Em minha cidade pequena”, com orientação da Professora Lailiane da Conceição Santos e Laura Betoli da Silva, na categoria Crônica, com o título “As riquezas de minha cidade”, com orientação da Professora Janete Terezinha Lopes da Silva Morales, sendo todas as estudantes finalistas municipais, representando a cidade de Dracena, que terão suas produções avaliadas a nível estadual e se novamente selecionadas, a nível nacional.

Para a Secretária de Educação de Dracena, Profª Ms. Vanessa Maria Redígolo Castilho, também docente da área de linguagens, “essa oportunidade é muito relevante para os estudantes, professores e demais envolvidos, pois destaca a importância e valorização ao estudo da língua portuguesa, além de oportunizar aprendizagens significativas quando dentro da sala de aula há o espaço para discussões sobre histórias e realidade, como proposto no tema, visando contribuições para o desenvolvimento da cidadania dos alunos”.