À tarde de domingo que passou foi marcada por ventos intensos e chuva acompanhada de granizo em pelos menos três cidades da região.

Por volta das 14h, trechos da zona rural de Junqueirópolis, foram atingidos por chuva com muita queda de granizo.  Condutores de veículos que seguiam pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, nas proximidades também foram pegos de surpresa pela chuva de pedras, assustando e preocupando.

Osvaldo Ribeiro, morador na cidade vizinha falou ontem, 14, por telefone com a reportagem do JR sobre a chuva. Ele informou que na propriedade do sogro dele, pertencente à família Olivier (Francisco), no bairro Taquaruçu, o granizo chamou a atenção pela grande quantidade que caiu.

A família Olivier é tradicional produtora de várias culturas na região, como a acerola. Segundo Osvaldo, após o balanço da chuva de domingo, ontem foi verificado que apenas na produção de acerola a perda chegou em 30%. “Este é o período da colheita da fruta”, contou Osvaldo.

Além da acerola se cultivam abacaxi morango, manga. Em vídeos feitos pela família pode ser observado que onde estão plantados os abacaxis, a tela de sombrite fez a proteção dos frutos ficando carregada de gelo.

Osvaldo contou ainda que o tamanho do granizo impressionou – era grande. “Uma chuva de pedra tão intensa assim nunca tínhamos visto. Começou caindo fraco depois aumentou a quantidade de granizo e após choveu uns 26 milímetros, mas nem assim as pedras derreteram rápido”.

A propriedade, segundo Osvaldo emprega na faixa de 12 pessoas.

EM MAIS CIDADES

Próximo das 16h do domingo, fortes ventos atingiram Monte Castelo e Nova Guataporanga. Em Monte Castelo, a estrutura do portal de entrada do município caiu. Já em Nova Guataporanga, residências foram destelhadas e árvores foram arrancadas. Postes de energia elétrica também caíram e muitos fios ficaram expostos.