O Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP) iniciou na segunda-feira, dia 14, cirurgias de média complexidade e internações parciais. Segundo a coordenadora do Centro Cirúrgico da instituição, Lucile Borges, as primeiras cirurgias foram uma quadrantectomia de mama e uma prostatectomia videolaparoscópica.

“A equipe de profissionais atuantes nesses serviços foi composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médico cirurgião, anestesista, auxiliar e instrumentador”, explicou a coordenadora.

Lucile também explicou que o maior objetivo é oferecer mais humanização e qualificação na área da saúde, com uma equipe especializada.

“A segurança do procedimento é outro aspecto importante e a tecnologia é uma grande aliada, uma vez que serão utilizados equipamentos altamente avançados, como câmeras de alta resolução, que aumentam em até 20 vezes a imagem da região a ser operada”, afirmou a coordenadora.

Além disso, os procedimentos contam com uma iluminação potente, rastreando a cavidade abdominal por meio de uma abertura de apenas cinco milímetros.

Isso significa que serão procedimentos minimamente invasivos, fazendo da cirurgia uma intervenção que não agride o paciente, tornando-a menos traumática, minimizando as dores do pós-operatório e os riscos estéticos e possibilitando a alta hospitalar e o retorno às atividades mais rapidamente”, finaliza Lucile.

O custeio desses procedimentos será realizado pelo HRCPP, por meio de recursos arrecadados com doações, eventos beneficentes e campanh as em prol do hospital.

Inicialmente, serão utilizados cinco leitos, tendo em vista que a previsão de ampliação estará ligada a demanda e ao custeio desses novos serviços.

“É uma data muito significativa, pois é o começo de um sonho que muitas pessoas pensaram, analisaram e nós estamos realizando. É uma conquista de todos os prudentinos, de todas as pessoas da região”, afirmou o presidente do HRCPP, Francelino Magalhães.

Atualmente, o HRCPP realiza atendimentos nos setores de quimioterapia, radioterapia, ambulatório, preventivos de urologia e pequenas cirurgias. Com o início dos procedimentos de média complexidade, o hospital passará a funcionar 24 horas, contando também com internações.

Além disso, a unidade hospitalar prevê o funcionamento do Centro de Diagnóstico por Imagem até o final deste ano, contemplando exames de mamografia, tomografia, ressonância magnética e raios x.

(Assessoria de Imprensa/HRCPP)