O Tribunal do Júri condenou a 16 anos de prisão o auxiliar de manutenção Evandro Morelli, de 30 anos, acusado de tentar matar a facadas a ex-namorada, Thainá Cristina, de 26, em Barretos (SP), em março de 2018.

Morelli está preso desde junho de 2018 por tentativa de feminicídio. O advogado dele, Merhej Najm Neto afirmou que vai recorrer da sentença , pois entende que há nulidades absolutas que devem ser analisadas pelos tribunais superiores.

Assistente de acusação, a advogada Juliana Bocart, que representa a vítima, afirmou que considerou êxito no Júri, porque o réu foi condenado em todas as qualificadoras: recurso que dificultou a defesa da vítima, meio cruel, feminicídio e motivo fútil.

Evandro Morelli, de 29 anos, é suspeito de esfaquear a ex-namorada em Barretos, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Evandro Morelli, de 29 anos, é suspeito de esfaquear a ex-namorada em Barretos, SP — Foto: Reprodução/Facebook

Esfaqueada na frente das câmeras

Thainá foi atacada pelo ex-namorado quando chegava ao trabalho, em 27 de março do ano passado. Ela havia terminado o relacionamento após perceber o comportamento ciumento do rapaz, que passou a ameaçá-la.

As imagens das câmeras de segurança da imobiliária onde ela trabalhava registraram a ação.

Segundo a polícia, o auxiliar havia ido ao escritório para tomar o celular da ex e os dois discutiram. O vídeo mostra que Morelli chegou a ir embora, mas voltou e a esfaqueou. Ferida e caída no chão, Thainá ainda foi agredida com socos e chutes.

Thainá Cristina espera que o ex-namorado seja preso em Barretos, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Thainá Cristina espera que o ex-namorado seja preso em Barretos, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Após o crime, Morelli fugiu. A Justiça determinou a prisão preventiva do auxiliar de manutenção, mas ele só foi encontrado três meses depois. Apesar de diligências feitas em outros estados, a polícia o localizou na casa de uma irmã, no bairro Vila Rios, em Barretos.

Thainá sofreu perfurações no pulmão e no estômago, mas sobreviveu ao ataque. Na época, a jovem contou que já conhecia Morelli há anos e que não esperava que o fim do namoro pudesse desencadear o comportamento agressivo.

Thainá é esfaqueada pelo suspeito de capacete na imobiliária em Barretos, SP — Foto: Reprodução/Câmeras de segurança

Thainá é esfaqueada pelo suspeito de capacete na imobiliária em Barretos, SP — Foto: Reprodução/Câmeras de segurança

Acusações

Segundo o Ministério Público, Morelli tentou matar Thainá por não se conformar com o término do relacionamento. Ele foi acusado de agir por motivo fútil, com crueldade e de impedir a defesa da vítima.

Durante o julgamento nesta terça-feira, o advogado Merhej Najm Neto argumentou que o réu deveria ser submetido a exames para avaliar a sanidade mental dele, mas o pedido foi negado pela juíza responsável pelo caso. A magistrada afirmou que a solicitação já havia sido indeferida na primeira fase do processo.

“A defesa irá recorrer. Há nulidades insanáveis, nulidades absolutas que, ao ver da defesa, deverão ser analisadas por tribunais superiores”, diz Najm Neto.

Representante da vítima, a advogada Juliana Borcat comemorou a sentença. “Pedimos a condenação do réu em todas as qualificadoras: recurso que dificultou a defesa da vítima, meio cruel, feminicídio e motivo fútil. Ganhamos todas.”