A 10ª edição do Encontro Científico da Alta Paulista (ECAP) tem como homenageado o médico infectologista Ricardo Sobhie Diaz que realiza pesquisa translacional em HIV/Aids. O ECAP é um evento promovido anualmente pela Unifadra, mantida pela Fundec, por meio de seus departamentos de ensino, pesquisa e extensão, e seus cursos de graduação. Neste ano, de forma especial, comemora a sua décima edição e será realizado de 5 a 9 de novembro.
O evento tem como objetivos específicos promover atividades científicas envolvendo profissionais de reconhecimento nacional e internacional, permitindo a interação de experiências entre os participantes; divulgar os resultados de pesquisas científicas realizadas por alunos de graduação, pós-graduação e docentes de Instituições de Ensino Superior; estimular o interesse pela iniciação científica entre os acadêmicos e incentivar a pesquisa científica entre alunos e docentes.

Ricardo Diaz é professor da Disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e chefe do Laboratório de Retrovirologia dessa Instituição. Tem mais de 150 artigos publicados em revistas científicas com política de revisão. É membro do “Consenso brasileiro para uso de antirretrovirais em adultos e adolescentes do Ministério da Saúde”, e atua como consultor na área de Laboratório do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil.

Foi membro eleito do conselho governamental da Sociedade Internacional de Aids, representando a América Latina e Caribe, de 2006 a 2014. Sua área de interesse em pesquisa é diversidade genética do HIV e sua relação com a patogênese, tratamento e resistência antirretroviral e cura da infecção pelo HIV.

Ainda podem ser feitas as inscrições para a 10ª edição do Encontro Científico da Alta Paulista – ECAP na Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena. O ECAP promoverá uma intensa atividade científica com palestrantes de reconhecimento nacional e internacional, permitindo a interação de experiências entre os participantes e divulgação das pesquisas científicas realizadas pelos alunos de graduação e docentes de instituições de ensino superior.

SERVIÇO

As inscrições devem ser feitas pelo site www.fundec.edu.br/portal/ecap.