Os cursos de Enfermagem e Psicologia da Faculdade Unifadra, mantida pela Fundec, realizaram nos dias 21 e 22 de outubro ações de conscientização e prevenção do câncer de mama. Nos dois dias ocorreram palestras e roda de conversa.

Segundo a professora Dra. Lilian Sossai Panício, coordenadora do curso de Enfermagem, o evento teve como propósito discutir e refletir sobre aspectos relacionados ao câncer de mama, rompendo estereótipos relacionados à doença e buscando de forma pedagógica e interativa mudanças de comportamento das pessoas quanto à detecção precoce da doença.

“Buscamos alertar as mulheres e a sociedade em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo de útero”, comentou.

No dia 21 de outubro, a sexóloga Monica Shoene Kaimen, discorreu sobre sexualidade humana.

Já no dia 22, o médico Fernando César Marinho falou sobre o câncer de colo de útero, enfocando as estatísticas, a prevenção e o tratamento. Ainda houve uma roda de conversa com relatos de casos de mulheres que enfrentaram essa doença, além da participação das voluntárias da Avapac, que explanaram sobre o trabalho dessa entidade.

O evento contou com corte de cabelo gratuito para aquelas que sentiram a necessidade de doar voluntariamente os cabelos para a confecção de perucas que serão utilizadas por mulheres que perderam os cabelos devido ao tratamento com quimioterapia.