O CEP UME (Fundec/Unifadra) está com inscrições abertas para os cursos técnicos em Enfermagem; Estética; Radiologia; Edificações e Segurança do Trabalho. Um dos cursos de grande interesse na atualidade e ainda novo na instituição é o de Estética, cuja coordenadora é a professora Cynthia Zanardi Esteves Chítero.
As atividades deste curso foram iniciadas em julho do ano que passou e Cynthia pontua que atualmente estão em andamento duas turmas com a média de 60 alunos no total.
A coordenadora também explica que há uma grande procura devido à estética estar em ascensão, tanto na área industrial (desenvolvimento de aparelhos e cosméticos mais potentes), quanto na procura por um atendimento de qualidade oferecido pelo profissional da estética, porque os clientes estão cada vez mais exigentes.
“Vale ressaltar que com a regulamentação da profissão no Brasil, aprovada pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 2332/15, é exigido diploma de curso técnico, ou superior, expedido por instituição brasileira, ou estrangeira, com revalidação no Brasil ou declaração de equivalência, obrigando o profissional esteticista a seguir e zelar pelo cumprimento das normas relativas à biossegurança e à legislação sanitária, tornando-o responsável pela segurança de clientes e demais envolvidos nos procedimentos aplicado”.
O público do curso tem sido de adultos jovens, com perfil empreendedor, além de profissionais que já atuam na área da estética, porém ainda não possuem diploma regulamentado.
Cynthia explica que as áreas mais comuns para a atuação de um profissional de estética são: estética facial – trabalha com intervenções na face, como hidratação e suavização de linhas de expressão, limpeza de pele, tratamento para acne e manchas, drenagem linfática facial, entre outras. Estética corporal – atua com algumas técnicas como drenagem linfática, massagem modeladora, massagem relaxante, entre outras.
Oportunidades de emprego não faltam no mercado de trabalho. “O profissional formado em estética encontra oportunidades em salões de beleza, centros de estética, clínicas, academias, spas, resorts, indústrias, hotéis, além destas opções, o esteticista pode realizar pesquisas na área de estética ou optar pela carreira acadêmica, ministrando aulas para cursos técnicos ou faculdades”, informa.
O retorno financeiro segundo a coordenadora é muito bom, dependendo totalmente de uma boa formação, através do ensino de qualidade e dedicação do profissional.
O curso do CEP UME tem duração de um ano e meio, no período noturno, com aulas de segunda a sexta. “As aulas são teóricas e práticas em nosso laboratório, que conta com equipamentos e cosméticos atuais, de melhor qualidade no mercado e professores altamente capacitados na área”.
O interessado em cursar deve ter mais de 16 anos, concluído o ensino médio ou estar na segunda série do ensino médio.
As matrículas estão abertas na secretaria da Fundec e a nova turma deverá ser formada por 35 alunos, informou Cynthia.