Nos dias 29 e 30 de outubro, em Curitiba-PR, estiveram reunidos no Summit Educação mais de 600 educadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP)  para estimular troca de experiências e apresentar soluções pedagógicas do Programa “União Faz a Vida”.

Representando a Prefeitura de Dracena, estiveram presentes as professoras Eli Camargo, Sandra Maria Mazali, Eunice Giacomini Sales e Patricia Bressanti, do Núcleo de Formação Pedagógica da Secretaria de Educação.

O tema desse ano foi Da Vinci e o Infinito Curioso, “quando a aula sai exatamente como foi programada pelo professor é porque ela não deu certo”, com essa provocação, o educador Miguel Thompson comparou a sala de aula com o oceano e inspirou  educadores, assessores pedagógicos e assessores de programas sociais.

O evento também proporcionou aos convidados a apreciação da exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de Legado, que veio para Curitiba exclusivamente para o Summit. A mostra contou com cerca de 50 peças entre pinturas e códigos, máquinas e desenhos. As réplicas interativas do que foi produzido por Da Vinci ajudaram a demonstrar como o artista aperfeiçoava suas habilidades a partir da curiosidade em busca por conhecimento.

Participaram do evento personalidades como o jornalista e escritor Marcos Piangers; Jean Sigel, da Escola de Criatividade; a pedagoga e mestre em Educação, Laura Monte Serrat Barbosa; e o vice-presidente de Educação da Pearson Brasil, Juliano Costa. Os participantes debateram sobre os desafios da educação, além de compartilharem informações e reflexões sobre o desenvolvimento das iniciativas realizadas com base na metodologia do Programa União Faz A Vida.

A Secretária Municipal de Educação Profª  Ms. Vanessa Maria Redígolo Castilho destacou que a rede municipal participa do Programa União Faz a Vida, envolvendo noves escolas de ensino fundamental e duas escolas de educação Infantil, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes com base nos princípios da cooperação e cidadania”. A Secretária ressaltou que “vivemos em um mundo onde, cada vez mais, as pessoas curiosas e questionadoras (como foi Da Vinci) conseguem fazer mais conexões e acabam por se destacar no mercado”. Portanto, a metodologia desenvolvida pelo  programa  busca reforçar essas características, já que os projetos nascem dentro da sala de aula por intermédio dos alunos”.

A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação, agradece a Cooperativa Sicredi, que viabilizou a participação das educadoras no encontro em Curitiba, oportunidade de reflexão e disseminação valores e princípios do cooperativismo no ambiente escolar.