Com a aproximação da grande liquidação conhecida como Black Friday, que estará acontecendo no dia 29 de Novembro, o Procon traz algumas recomendações ao consumidor.

 Antes de comprar, o cliente deve consultar seu orçamento e não deve deixar  de comparar e avaliar com cuidado as formas de pagamento oferecidas.

 Dicas

– Verificar os preços cobrados antes do dia. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday.

– Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

– Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas.

– Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

– É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

 No ato da entrega, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.

Se o produto apresentar algum problema de qualidade ou de quantidade que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência e, se não o fizer, o consumidor tem direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou, a devolução das quantias pagas com correção monetária ou, ainda, abatimento proporcional do preço. É dever do consumidor e obrigação do comerciante em fornecer a NOTA FISCAL ou CUPOM FISCAL da referida compra.

PROCON MUNICIPAL DE ADAMANTINA órgão vinculado à secretaria municipal de administração, atende de segunda a sexta feira na Avenida da Saudade nº 1072 – Ganha Tempo. (Silvio Eduardo de Lucas, coordenador do Procon de Adamantina)