No início do ano letivo de 2019, os alunos do 6º termo do curso de Administração, da Faculdade Reges de Dracena começaram a extraordinária experiência de gestão empresarial simulada para formação profissional e desenvolvimento gerencial. Com a utilização de simuladores via WEB, os alunos criaram empresas virtuais e durante todo o ano passaram pelas etapas de preparação, planejamento e implementação das estratégias funcionais.

Na semana passada, quinta-feira, 7, foi finalizada a etapa de avaliação das empresas. O objetivo da disciplina ‘Business Game’ está em desenvolver no futuro administrador, a capacidade de superação dos problemas e dotá-los de visão estratégica empresarial.

Através da Internet, no laboratório da faculdade, nos smartphones ou tablet, os alunos tinham acesso ao programa para o planejamento e implementação das decisões sob orientação do professor Edilberto Lanzoni, que coordenou os trabalhos em uma sequência de tomadas de decisões. O simulador estava organizado como um oligopólio que exigia a escolha de diferentes estratégias de ação, dentro de um contexto repleto de dilemas de natureza ética e de sustentabilidade empresarial. As escolhas e decisões implicavam em avaliar risco e retorno do empreendimento, no curto e longo prazo, num cenário em que a responsabilidade social das organizações era definitivamente inserida na pauta de toda a sociedade.

Segundo Edilberto Lanzoni, os resultados foram surpreendentes. “O uso da tecnologia nos proporciona simular o cotidiano empresarial para os alunos, possibilitando desenvolver habilidades ou melhorar as que já possuem, produzindo mais e melhor”.

O curso de Administração da Reges é uma referência no meio acadêmico, tendo como coordenador o professor doutor Marcelo Plens.

RESULTADOS DA EDIÇÃO 2019

A empresa virtual vencedora foi a Ar Company com 281 pontos, formadas pelos alunos: Kaique Regazoli Inácio, Silas Gabriel dos Santos da Silva e Leandro Wesley de Souza Santos. A seguir apareceram as empresas: LMV Real Air com 252 pontos, Air Froid com 235 pontos, Air Frozen com 213 pontos, Refresh Company com 201 pontos e MJD Refrigeração com 156 pontos.

Grupo de acadêmicos envolvidos na atividade iniciada no começo do ano e concluída na semana que passou (Ass. Imprensa/Reges)